Mercedes Unimog chegam a quase 6.700 m e batem recorde de altitude
Dois veículos escalaram o vulcão altivo mais alto do mundo, no Chile, alcançando os 6.694 metros; acabaram batendo um recorde de 15 anos atrás
O objetivo era instalar quatro unidades de rádio de emergência no vulcão Ojos del Salado, no Chile, mas uma equipe de dez pessoas também acabou batendo um recorde mundial de maior altitude alcançada por um veículo com rodas. Eles chegaram a 21.961 pés, o equivalente a 6.694 m de altitude.
A equipe foi liderada por Matthias Jeschke, o dono da empresa Extrem Events. Depois de instalar o rádio final, a equipe decidiu levar um dos veículos mais para cima do vulcão para bater o recorde naquele que é o vulcão ativo mais alto do mundo.
Os rádios de emergência seriam conectados a outros três acampamentos na base do vulcão, sendo instalados a 6.100 metros. Para ajudar na missão, a Mercedes-Benz forneceu dois Unimogs totalmente equipados para uma condição tão hostil.
Nenhum Unimog antigo conseguiria fazer essa tarefa em condições originais. Por isso, esses fornecidos pela Mercedes-Benz têm modificações nas rodas e pneus off-rodas, e até um sistema de balanceamento de centro de gravidade variável, co-desenvolvido pelos engenheiros da equipe de desenvolvimento da Unimog, do Museu Unimog e um projetista de carroceria da Unimog.
Os Unimogs usados também têm ganchos e reboques enormes para ajudar a puxar os veículos para a altura do recorde.
O líder da equipe já havia batido o recorde de caminhões, chegando a altitude de 6.675 metros com um Mercedes Zetros. Anteriormente, o recorde para veículo com rodas foi feito em 2007 usando um Suzuki Samurai de 1986 modificado, atingindo 6.688 metros no mesmo vulcão Ojos del Salado.