Os novos Mercedes-AMG C63 e E63 utilizam sistemas híbridos a favor da esportividade. Ambos abandonaram o motor V8 4.0 biturbo e o novo C63 usa um quatro cilindros 2.0 turbo combinado a um motor elétrico para entregar 680 cv, enquanto o novo E63 deverá usar um motor seis cilindros 3.0 a um elétrico. Mas a Mercedes já está com saudade do V8.
Fontes ligadas à Mercedes-AMG antecipam que a fabricante está considerando trazer de volta o motor V8 em ambas as linhas de sedãs esportivos, dessa vez como parte de um sistema híbrido plug-in, com possível lançamento em 2026.
Esse esforço mostra o compromisso da montadora em manter a performance do V8, ao mesmo tempo em que respeita as regulamentações ambientais. Também é uma boa notícia para os apaixonados por alta performance ficaram abalados quando a Mercedes-AMG retirou o V8 biturbo dos AMG mais recentes.
O relatório também menciona que as gerações atuais do Classe C e Classe E precisam de “pequenas alterações na carroceria” para se adaptarem ao novo sistema híbrido plug-in baseado no V8. Essas mudanças seriam para garantir o desempenho e a eficiência do conjunto mecânico.
A Mercedes-AMG já usa um conjunto mecânico nesse estilo na linha E Performance. No caso do Mercedes-AMG GT63 S e no sedã S63, proporciona uma potência combinada de 843 cv e 802 cv, respectivamente.
Embora ainda não tenhamos informações sobre os nomes dos novos V8 híbridos para os Classe C e Classe E AMG, a Mercedes já registrou o apelido E73, que parece ser um forte candidato para identificar a nova mecânica. Essa provável nova versão poderá rivalizar diretamente com o próximo BMW M5, que também deve ser equipado com um V8 eletrificado.