Assine QUATRO RODAS por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Mercedes E Estate é perua híbrida com porta-malas gigante

A perua do Classe E teve suas dimensões aumentadas para melhorar o conforto interno e garantir mais de 600 litros de capacidade no porta-malas

Por João Vitor Ferreira
21 jun 2023, 18h28

O mercado europeu faz o que pode para tentar manter vivas as peruas. A Mercedes-Benz prova isso com a estreia da nova Classe E Estate, perua média derivada do novo Classe E, recém-apresentado ao mundo. Com espaço interno de sobra, a perua, que dificilmente sairá da Europa, chega com uma gama de versões totalmente eletrificada.

Espaço nunca faltou para a perua do Classe E, mas a Mercedes resolveu ir além. No entre-eixos, a E Estate cresceu 2,2 cm, enquanto na largura, foram 2,8 cm, totalizando assim, 2,96 m e 1,88 m, respectivamente. No comprimento, a perua ganhou apenas 0,4 cm e agora chega aos 4,95 m; na altura, o aumento foi ainda menor, de apenas 0,1 cm, chegando aos 1,47 m.

Mercedes E Estate
(Divulgação/Mercedes-Benz)

Isso resulta em maior espaço para pernas e ombros, de acordo com a marca. Mas o melhor é no volume do porta-malas, que chega a bons 615 litros nos modelos MHEV (híbridos leve). Se não for suficiente, é possível rebater o banco traseiro para aumentar a capacidade para 1.830 litros.

Por conta da bateria de lítio de 25,4 kWh, o espaço interno fica um pouco comprometido nos modelos PHEV (híbridas plug-in). Mesmo assim, o Classe E Estate ainda oferece uma boa capacidade de carga, com 460 litros ou 1.675 l, dependendo da posição do banco traseiro.

Continua após a publicidade
Mercedes E Estate
(Divulgação/Mercedes-Benz)

Por falar nas motorizações, o Classe E Estate de entrada será equipado com motor 2.0 turbo diesel de 44,9 kgfm. Acima dele está a versão E 200 Estate, que traz motor 2.0 turbo a gasolina de 204 cv e 32,6 kgfm. Como dito, essas duas versões são híbridas leve e recebem sistema elétrico de 48 volts, que auxilia na entrega de torque e na redução de emissões.

Quem ocupa o topo da gama é a cacofônica E 300 e Estate. Ela combina o motor a gasolina da versão MHEV com outro elétrico de 129 cv e 44,86 kgfm, totalizando 302 cv e 56 kgfm. Nessa configuração, a perua pode fazer de 0 a 100 km/h em 6,5 s e tem alcance elétrico máximo próximo aos 113 km, segundo a Mercedes. Em todos os casos, a tração é traseira e o câmbio é automático de nove marchas.

Continua após a publicidade
Mercedes E Estate
(Divulgação/Mercedes-Benz)

O design não teve grandes mudanças em relação ao sedã, com o óbvio acréscimo de uma cabine maior, por ser uma perua.

Compartilhe essa matéria via:

A dianteira é idêntica à do “irmão” de três volumes. A grade tem dimensões avantajadas, com o logotipo da Mercedes-Benz destacado e “sustentado” por frisos laterais, trama pontilhada e bordas em prata e preto brilhante. Os faróis, full led, têm formato irregular e, o para-choque, tem grandes aberturas.

Mercedes E Estate
(Divulgação/Mercedes-Benz)

A traseira é igualmente sóbria, como no sedã, e tem lanternas idênticas – a única diferenciação está no recorte entre as peças que ficam na tampa do porta-malas e as que vão nas extremidades, mais diagonal no sedã e vertical na perua. As lanternas são onduladas e interligadas, e têm assinatura luminosa triangular, que reproduz a estrela de três pontas da marca ao centro. 

Continua após a publicidade

Por dentro, além do conforto, também há bastante luxo, sem deixar de se preocupar com o meio ambiente. Para isso, a Mercedes optou por usar materiais reciclados ou matérias-primas renováveis. Um exemplo é o estofamento do banco, feito com uma combinação de lã de alpaca não tingida com outro material reciclado e certificado.

Mercedes E Estate

Outro destaque da cabine é a conectividade e tecnologia. De série o E 300 Estate vem com duas telas: uma para o quadro de instrumentos e outra central. Mas o comprador pode adquirir uma terceira tela opcional, que fica disponível para o carona, como já acontece nos elétricos da marca.

Continua após a publicidade

O sistema MBUX foi atualizado e agora pode receber aplicativos de terceiros, assim como o sedã. Em outras palavras, agora é possível usar o Tik Tok, Zoom ou então jogar Angry Birds dentro do carro. Para uso dos aplicativos, a Mercedes instalou uma câmera de selfie, que permite ao condutor participar de videochamadas, tirar fotos ou gravar vídeos quando o carro estiver parado.

Mercedes E Estate
Porta-malas tem mais de 600 l nos modelos MHEV e pode passar dos 1.000 l com os bancos rebatidos (Divulgação/Mercedes-Benz)

A nova E 300 Estate ainda não tem preço definido, mas começará a ser vendida na Europa no a partir do último quadrimestre deste ano. Além das três versões anunciadas, a Mercedes também irá lançar modelos com tração integral, assim como uma possível variante híbrida plug-in AMG, com motor elétrico e combinado com um V8. Não devemos contar com ela no Brasil.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 2,00/semana*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 12,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.