Mercedes-Benz revela como será o carro mais seguro do mundo
Versão 2019 do protótipo ESF reúne as tecnologias que a marca estuda implantar em seus modelos nos próximos anos
Qual seria o carro mais seguro do mundo se fosse possível usar todas as tecnologias ainda em desenvolvimento?
Desde a década de 70 a Mercedes vem tentando responder essa questão, e sua última resposta é o conceito ESF 2019 — mas pode chamar de “o carro mais seguro do mundo”.
O modelo é baseado na nova geração do Mercedes GLE, mas a maioria de suas tecnologias de segurança ativa e passiva são inéditas.
E, ainda que seja totalmente focado na proteção aos passageiros e outros veículos e pedestres, o ESF 2019 também entrega soluções de conforto e usabilidade.
Um dos principais destaques do protótipo são o volante e pedais que se retraem quando o carro entra em modo de condução autônoma.
Nessa situação luzes no teto e projeções no vidro traseiro e na grade do radiador também alertam as pessoas ao redor sobre as intenções do veículo.
Isso é especialmente útil ao avisar, por exemplo, que o carro está parado e não irá se mover, ou que o trânsito à sua frente está completamente parado.
A movimentação do volante possibilita também que o airbag do motorista saia da direção e vá para a parte superior do painel, como já ocorre na bolsa do passageiro.
As bolsas infláveis, aliás, são outro destaque do conceito. Os passageiros dianteiros, por exemplo, possuem dois airbags laterais, um de cada lado do banco.
Isso impede que o corpo dos ocupantes colidam entre si em uma colisão lateral e/ou múltipla. E quem for atrás terá a proteção de um inédito airbag frontal, posicionado atrás dos encostos dianteiros.
Crianças, naturalmente, terão ainda mais segurança no conceito. Junto do ESF 2019 a Mercedes apresentou uma cadeirinha infantil integrada com o veículo.
Essa conexão permite que o carro ajuste os airbags ao redor da cadeirinha e abre a possibilidade para que o assento suplementar tenha o mesmo cinto com tensionador automático já existente nos cintos do carro.
Carros modernos já possuem tensionadores que apertam o cinto caso o carro detecte a iminência de uma colisão. No ESF esse recurso passa funcionar também antes de curvas fechadas, limitando a movimentação dos passageiros em mudanças bruscas de direção.
Outra proteção oferecida pelo ESF em curvas é ao detectar ciclistas e motos no campo cego direito do veículo. Se o motorista tiver a intenção ou iniciar a conversão, o veículo alerta o condutor e pode até frear totalmente o carro para impedir um acidente.
Caso uma colisão seja inevitável, protótipo possui um pequeno robô sob o assoalho que se afasta do veículo e monta um triângulo de sinalização a uma distância segura.
Nem mesmo as conexões USB escaparam da profusão de avanços feitos no ESF. Nos bancos traseiros o conector (do tipo C) estão juntos à fivela do cinto de segurança.
Isso reduz a distância do conector ao celular ou tablet, dispensando cabos longos e evita fios esticados na cabine.
Como outros ESF, o conceito de 2019 adota diversas tecnologias que ainda não são aplicadas no mundo real.
No entanto, a maioria delas está em processo avançado de amadurecimento, e seu lançamento é uma simples questão de tempo (e orçamento).