Mercedes Arocs é caminhão 8×4 com potência (e preço) de esportivos AMG
Com 200 unidades já vendidas e que devem ser entregues em breve, o caminhão Arocs chega ao Brasil com peso bruto total de até 58 toneladas
A Mercedes-Benz anunciou a chegada ao Brasil do seu mais novo caminhão pesado, o Arocs 8×4. Ele foi especialmente criado para ser usado em operações pesadas, como mineração, tem 58 toneladas de peso bruto máximo e custa a partir de R$ 1,1 milhão – um Mercedes-AMG GLE 63 S custa R$ 1.184.900.
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O caminhão teve 200 unidades vendidas antes mesmo do lançamento, muito em virtude dos testes de desenvolvimento feito junto a empresas que usam veículos deste tipo. Os executivos da Mercedes afirmaram que o modelo, que já existia na Europa, ganhou “uma série de características especiais” para atender as demandas do mercado nacional.
O trem de força do Mercedes Arocs é composto pelo motor Mercedes-Benz OM 460 LA de 13 litros que entrega 510 cv (a potência de um Mercedes-AMG GLC 63, de R$ 895.900) e 244,7 kgfm. Conectada à motorização está a transmissão automatizada PowerShift G340 de 12 marchas. O câmbio foi desenvolvido com foco no desempenho off-road no Brasil.
Há três modos de operação. O Economy leva em conta condições leves de uso em trechos planos e com o caminhão vazio, assim o câmbio economiza combustível. O modo Standard considera situações de uso intermediário, ou seja, com pequenas rampas e o caminhão carregado. Por último, há o Power Off-road, modo de uso extremo que considera o modelo carregado e trechos íngremes e com pouca aderência.
O Arocs tem suspensões independentes. A dianteira é composta por molas parabólicas formadas por quatro lâminas assimétricas. Ela melhora a distribuição do peso da carga no veículo e deixa a suspensão mais confortável e estável.
As molas receberam foco no desempenho fora da estrada e o primeiro e o segundo eixo receberam barras estabilizadoras. Já na parte traseira, a suspensão tem as mesmas molas parabólicas, só que agora de 100 mm e reforçadas para melhorar a estabilidade do caminhão.
O caminhão vem equipado com freios a tambor e os sistemas eletrônicos ABS e ASR incorporam as funções Hill Holder e Hold. A primeira facilita a movimentação do Arocs em superfícies inclinadas, já a segunda é ativada quando o caminhão está parado e o motorista pisa no freio com mais afinco. Como se não fosse o suficiente, o modelo chega ao Brasil com retarder a óleo. Junto aos outros sistemas de frenagem, o retarder entrega algo em torno de 900 cv de frenagem, como se fosse um freio motor.
É importante citar os dados de carga do Arocs. O peso bruto total é de 58 toneladas, mas permitido apenas em operações em trechos privados. Quando a carga útil máxima somada a carroceria, ele pode ter 45.853 quilos. A sua capacidade máxima técnica de tração é de 150 toneladas.
Quanto ao design, é extremamente focado em utilidade e praticidade. Por conta da altura, há um degrau extra e flexível que facilita o acesso à cabine com conceito de célula de sobrevivência.
O espaço interno tem 1,6 metro de altura e 2,2 metros de largura e seus principais destaques são o volante multifuncional e o quadro de instrumentos digital com computador de bordo. Além disso, há rádio MP3 com conectividade por Bluetooth e USB e chave presencial.