Assine QUATRO RODAS por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Mercedes-AMG S 63 é esportivo de 802 cv disfarçado de sedã de luxo

Primeiro Classe S AMG híbrido mantém boa parte da aparência do modelo padrão, mas ganha sistema híbrido que garante desempenho impressionante

Por João Vitor Ferreira
9 dez 2022, 19h46
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Esta não é a primeira vez que a AMG trabalha em uma versão do Mercedes Classe S, mas é a primeira vez que a divisão esportiva usa motores elétricos para melhorar o desempenho do sedã de luxo.

    Publicidade

    O Mercedes-AMG S 63 E Performance combina um motor V8 com outro elétrico no eixo traseiro para criar o Classe S mais potente já feito.

    Publicidade

    Logo de cara já vemos que se trata de um AMG. A grade dianteira com os tradicionais filetes verticais da divisão esportiva, combinada com a grande estrela da Mercedes ao centro, não deixam o modelo mais agressivo que sua versão padrão. O para-choque dianteiro, com seu visual batizado de “jet-wing” traz mais esportividade ostentando as duas grandes entradas de ar nas extremidades.

    Mercedes AMG S 63 E PERFORMANCE
    (Divulgação/Mercedes-Benz)

    Na outra extremidade, todo o conjunto é mais pacífico, passando aquele ar de sedã familiar que o Classe S costuma ter. As lanternas não mudam e a principal diferença encontra-se no para-choque, que traz um pouco mais de esportividade e abriga os dois pares de escapamento em forma de trapézio – esses sim são verdadeiramente esportivos. No geral, ele ainda parece um sedã luxuoso, o que da esse impressão de “lobo em pele de cordeiro”

    Publicidade

    Mecânica

    O que realmente empolga no S 63 é o seu conjunto mecânico. Diferente dos Classe C (C63 e C43, especificamente), o Classe S não abandonou os motores grandes, mantendo-se com o tradicional 4.0 V8 biturbo, que gera 612 cv e 91,77 kgfm e está montado na dianteira.

    Mercedes AMG S 63 E PERFORMANCE
    (Divulgação/Mercedes-Benz)

    No eixo traseiro há um motor elétrico de 190 cv e 32,6 kgfm. Montada um pouco acima do motor, está a pequena bateria HPB 150 — inspirada em tecnologias da equipe de Fórmula 1 — de 13,1 kWh, que permite um alcance elétrico de 33 km. É bem pouco, mas de acordo com a Mercedes o foco é na esportividade. Ao todo, o conjunto híbrido soma 802 cv e 145,8 kgfm.

    Publicidade
    Continua após a publicidade

    Cada uma das 1.200 células da bateria é resfriada individualmente por um líquido de arrefecimento que é bombeado entre elas. Desse modo, a bateria consegue manter-se na média de 45ºC, que de acordo com a Mercedes, ajuda a prolongar a sua vida útil e maximizar sua eficiência.

    Mercedes AMG S 63 E PERFORMANCE
    (Divulgação/Mercedes-Benz)

    A regeneração da carga da bateria tem níveis diferentes que vão desde o 0, em que o carro funciona basicamente como um modelo a combustão, aumentando até o três, onde ele quase vira um elétrica com função “one pedal”. Segundo a Mercedes, até 90 kW podem ser recuperados no nível máximo.

    Publicidade

    A montadora afirma que o S 63 chega facilmente aos 100 km/h, precisando apenas de 3,3 segundos para isso. Sua velocidade máxima é limitada aos 250 km/h, na Europa. Quem quiser atingir os 290 km/h no Velho Continente terá que desembolsar um dinheiro a mais para adquirir o kit AMG Driver Package, que virá de série na versão americana. Um detalhe interessante é que acima dos 120 km/h, automaticamente, o Classe S é rebaixado em 10 milímetros.

    Publicidade

    O S 63 tem sete modos de direção, que além de mudar a atuação dos motores, também alteram os quatro modos do AMG Dynamic, que comanda os controles de suspensão e estabilidade e o diferencial de deslizamento limitado automaticamente.

    Mercedes AMG S 63 E PERFORMANCE
    (Divulgação/Mercedes-Benz)

    Como o nome sugere, no modo Electric apenas o motor elétrico traciona o carro, através de uma transmissão de duas marchas (frente e ré). Mesmo assim, graças ao sistema AMG Performance 4MATIC+, a tração integral é garantida, mas só quando as rodas traseiras patinam. Nesse caso, o torque do motor elétrico é enviado ao eixo dianteiro.

    Continua após a publicidade

    Nesse modo, o S 63 pode chegar aos 140 km/h e emite um som amplificado do motor elétrico para quem está do lado de fora.

    Mercedes AMG S 63 E PERFORMANCE
    (Divulgação/Mercedes-Benz)

    Caso a bateria descarregue ou o motorista solicite mais potência, automaticamente, o modo Comfort é acionado. Ele é o ideal para o dia a dia, controlando a atuação dos dois motores de acordo com a necessidade. Em velocidades baixas, o elétrico atua sozinho e em velocidades maiores, ambos trabalham para maximizar o consumo. Já o câmbio de nove marchas acoplado ao V8 faz trocas mais suaves para manter o conforto.

    Mercedes AMG S 63 E PERFORMANCE
    (Divulgação/Mercedes-Benz)

    Há ainda a opção de colocar o carro em “Battery Hold”, atuando como o Comfort, mas mantendo a carga da bateria sempre no mesmo nível. Nos dois modos mais suaves, o AMG Dynamic fica configurado automaticamente no modo “Basic”, que configura o conjunto de suspensão e o controle de estabilidade para deixar o S 63 com um rodar mais confortável.

    A coisa começa a ficar séria no modo Sport. O motor elétrico libera mais impulso e o câmbio faz trocas mais curtas e reduções mais rápidas, enquanto o acelerador fica mais responsivo. O AMG Dynamic fica configurado no modo “Advance”, diminuindo o amortecimento de guinada e deixando o carro mais preparado para uma condução esportiva.

    Mercedes AMG S 63 E PERFORMANCE
    (Divulgação/Mercedes-Benz)

    O modo Sport+ entrega tudo do anterior, só que em nível máximo. A marcha lenta tem sua velocidade aprimorada para beneficiar as arrancadas enquanto o conjunto de suspensão e tração assume o modo Pro, que dá mais assistência ao motorista em manobras dinâmicas de direção, enquanto a agilidade e o feedback da estrada nas curvas são aprimorados.

    Continua após a publicidade

    Por fim, o modo Slippery (ou escorregadio) é ideal para estradas lisas e sinuosas, deixando a curva de torque plana e desligando a condução exclusivamente elétrica. Já o Individual permite que o motorista configure como bem entender todas as características de tração, transmissão, AMG DYNAMICS, suspensão, direção e sistema de escape.

    Mercedes AMG S 63 E PERFORMANCE
    (Divulgação/Mercedes-Benz)

    Outro detalhe interessante do S 63 é que o motor tem coxins controlados eletronicamente, que variam sua rigidez para favorecer o conforto ou a esportividade. As barras estabilizadoras são divididas em duas partes por um atuador eletromecânico, que pode separar as metades, para um rodar suave, ou juntá-las, para melhorar o desempenho nas curvas.

    O freio dianteiro tem pinça fixa de alumínio de seis pistões com discos 400×38 mm ventilados internamente e perfurados. Na traseira, pinça é flutuante e há apenas um pistão. Um conjunto de cerâmica é opcional.

    Mercedes AMG S 63 E PERFORMANCE
    (Divulgação/Mercedes-Benz)

    Por dentro, o S 63 traz a elegância de um bom sedã. O acabamento e os bancos são em couro Napa com costuras contrastantes. O volante multifuncional AMG Performance tem design de raio duplo e permite alternar entre os modos de condução, além de selecionar os níveis de regeneração de energia.

    Mercedes AMG S 63 E PERFORMANCE
    (Divulgação/Mercedes-Benz)

    O MBUX controla tanto a central multimídia, quanto o painel de instrumentos digital. Os dois transmitem informações e gráficos de desempenho exclusivos da AMG e são totalmente configuráveis, além de serem auxiliados por um head-up display.

    Continua após a publicidade

    O sedã traz uma série de itens de segurança e assistentes de direção, como frenagem de emergência autônoma com reconhecimento de pedestres e ciclistas, assistente de troca de faixa, controle de distância ativo, leitor de sinais de trânsito e semáforos e alerta de ponto cego.

    Mercedes AMG S 63 E PERFORMANCE
    (Divulgação/Mercedes-Benz)

    Porém o Drive Pilot (sistema autônomo de nível três da Mercedes), que permite ao motorista fazer outras coisas enquanto dirige em estradas até 60 km/h ou em um trânsito carregado, só estará disponível após seu lançamento.

    Mercedes-AMG S 63 E Performance está programado para o segundo trimestre de 2023 e ainda não tem preço definido.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de R$ 2,00/semana*

    ou
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de R$ 12,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.