Mercedes-AMG PureSpeed é um speedster muito exclusivo e com tecnologia de F1
Novo modelo limitado da marca alemã traz visual parecido com o SL, mas com elemento únicos como a carroceria speedster
Sete meses após a aparição do protótipo durante o Grande Prêmio de Mônaco, a Mercedes-Benz mostrou a versão definitiva do AMG PureSpeed em Abu Dhabi. Este é o primeiro modelo da família Mythos e terá produção limitada em apenas 250 unidades.
O mais novo modelo é baseado no Mercedes SL, mas, claro, totalmente modificado e será muito mais caro. Como um speedster, uma variação ainda mais esportiva de um roadster, o carro não tem um para-brisa ou colunas. Em vez disso, ele está equipado com um halo inspirado na F1 e feito de aço de alta resistência.
O design se assemelha muito ao Mercedes-AMG GT Speedster construído pela empresa alemã Bussink há alguns anos. Não na informações se o designer alemão Roland Bussink esteve presente na criação do novo projeto.
O PureSpeed traz uma semelhança frontal ao SL padrão, mas com algumas diferenças importantes. Há entradas de ar remodeladas e um capô exclusivo e focado na aerodinâmica. Um difusor traseiro e a tampa do porta-malas também foram feito para suprir a falta de teto no carro.
As rodas são de 21 polegadas e exclusivas feitas de alumínio forjado e capaz de finar de carbono – que é utilizado no spoiler traseiro. Outro elemento aerodinâmico importante do projeto está na parte inferior da carroceria, aumentando a força descendente do eixo dianteiro para manter o carro mais estável.
Além do teto, o mais novo AMG traz alguns elementos únicos no interior. Destaque principalmente para os bancos AMG Performance com capas de couro e costuras decorativas. A Mercedes também fez as soleiras das portas em couro, adicionou um volante de couro bicolor e ficou um relógio IWC Schaffhausen no painel.
A Mercedes-AMG não fez qualquer alteração mecânica no motor V8 4.0 bitubo. Ele mantém os mesmos 585 cv e 81,5 kgfm do SL 63. Esse motor faz o novo PureSpeed ir de 0 a 100 km/h em apenas 3,6 segundos, de acordo com a Mercedes. A velocidade máxima é de 315 km/h.
Acoplado ao V8 está um câmbio automático de nove marchas que envia potência para as quatro rodas. Assim como outros Mercedes, o PureSpeed está equipado com o sistema Active Ride Control, que otimiza a suspensão. Os freio são de cerâmica de carbono de série, assim como a direção ativa no eixo traseiro.
Preços e data de estreia ainda não foram divulgados pela empresa para as 250 unidades do novo Mercedes-AMG PureSpeed.