Mercedes-AMG GLA 45 diz não à eletrificação e mantém 2.0 turbo de 421 cv
Enquanto outras versões do GLA já usam sistema híbrido, o 45 mantém-se apenas com motor a combustão e ganha algumas atualizações visuais
A família Mercedes-Benz GLA recebeu algumas atualizações no começo do ano. As alterações também afetaram o AMG GLA 35, mas não havia chegado no seu irmão mais velho, o Mercedes-AMG GLA 45. No entanto, a montadora alemã acaba de anunciar mudanças para o modelo 2024.
As mudanças não são tão inovadoras e se mantém superficiais. São focadas em trazer novos recursos para o carro para o que pode ser a última atualização antes da introdução elétrica ao crossover.
Ao contrário do resto da família GLA, o AMG GLA 45 não possui sistema híbrido leve em sua motorização. Ele segue com o motor 2.0 turbo com 421 cv e 51,0 kgfm, que pode ir de 0 a 100 km/h em cerca de 4,3 segundos. Mas isso é válido somente para versão S europeia, que tem um turbo de maior pressão, chegando a 2,1 bar contra 1,8 das demais.
Nos modelos mais básicos, como os que são disponíveis nos EUA, a potência chegava em 387 cv e o torque em 48,94 kgfm. A Mercedes ainda não confirmou se os números dessas versões se manterão iguais, assim como ocorre com a S.
Independente do caso, a uma transmissão é de dupla embreagem com oito velocidades controladas eletronicamente na parte traseira para distribuição de energia variável entre as rodas esquerda e direita.
Embora um tanto contidas, as principais mudanças ficaram no exterior. Na dianteira, a grade mudou um pouco e as entradas de ar inferior e laterais foram levemente redesenhadas, ficando mais semelhantes ao GLA padrão. Há também um novo emblema AMG no capô no lugar da estrela de três pontas e os faróis de LED tiveram a assinatura DLR alteradas — mas nem tanto. Além disso, as luzes dianteiras têm como opcional o sistema Multibeam LED, que se adapta à pista não ofuscando os motorista que vêm no sentido contrário e reduzindo o efeito de brilho em dias de chuva.
Na traseira, as mudanças são um pouco mais perceptíveis. As lanternas, assim como os faróis, tiveram seu desenho interno alterado. Mas de resto tudo segue como antes, incluindo as saídas de escape quádruplas, que reforçam a esportividade do SUV.
Outras atualizações externas no modelo são: pinças de freio vermelhas, os para-lamas pintados na cor do veículo —antes eram pretos — e as rodas de seis raios e 19”. Quem quiser, pode optar por duas versões de modelos de 20” ou então por um conjunto maior de 21”.
–No interior, o sistema de infoentretenimento MBUX recebeu atualizações e tem o design exclusivo da AMG e conexão com Apple CarPlay e Android Auto sem fio. O GLA também ganhou o novo volante AMG Performance, que pode ser encontrado em SUVs maiores. Já o acabamento combina material sintético que imita couro nas cores cinza ou preto e tecido de microfibra em marr
A Mercedes não anunciou o preço do AMG GLA 45 S 4Matic+. Também Não deixou claro se esta será a última atualização do SUV antes da eletrificação, que deve ocorrer nos próximos anos.