Clique e assine por apenas 8,90/mês

Mãos quentes

Manoplas aquecidas garantem conforto em regiões de clima frio

Por Ismael Baubeta | Fotos: Marco de Bari - Atualizado em 9 nov 2016, 12h17 - Publicado em 21 fev 2013, 19h00
Mãos quentes

Elas não servem para o Brasil inteiro. Afinal, nas regiões mais próximas da linha do Equador, as manoplas aquecidas não passam de perfumaria inútil. Mas, para quem mora nas regiões Sul e Sudeste, e sofre com as viagens mais longas no inverno, elas são uma mão na roda.

O acessório é conhecido nas motos da BMW, oriunda da Alemanha, país conhecido por seus invernos rigorosos. As manoplas Hot Grips que testamos são importadas, da marca Oxford, fabricante inglesa de acessórios.

É bom lembrar que a instalação de certos equipamentos, especialmente os elétricos, pode acarretar a perda da garantia da motocicleta. José Carlos Dias Macabeu, chefe de oficina da Feltrin Motosport, alerta que “se no processo de instalação o chicote elétrico da moto tiver que ser cortado – violado -, e por acaso algum componente elétrico queimar, ele não estará mais coberto pela garantia”.

As manoplas térmicas da Oxford podem ser instaladas com sua alimentação elétrica submetida à chave de contato ou conectada diretamente à bateria. Quando a conexão é direta, as manoplas podem ser acionadas sem que seja preciso girar a chave para a posição On, o que pode levar à descarga da bateria se o botão do aquecimento da manopla for esquecido ligado.

Continua após a publicidade

Um pequeno painel de comando é instalado onde o proprietário quiser – escolhemos o punho da esquerda, bem próximo do polegar. Ele inclui dois botões, um para ligar e desligar e outro para selecionar a temperatura. São quatro níveis de aquecimento: 30%, 40%, 75% e 100%. Quanto mais frio, mais calor chega às mãos.

As manoplas são universais: podem ser instaladas em qualquer motocicleta. Uma vez acionadas, aquecem em poucos minutos, têm bom grip – não escorregam – e não mudam o diâmetro original da pegada. Se forem acompanhadas de protetores de mão, têm a capacidade de aquecimento intensificada, protegendo as mãos do vento frio frontal.

Item que pode ser considerado de segurança – afinal, mantêm o calor das mãos, o conforto e, mais que isso, a concentração em regiões frias -, as manoplas têm preço sugerido de 500 reais. Há oficinas que as vendem e não cobram pela instalação.

CUMPRE O QUE PROMETE? SIM!

Continua após a publicidade

Viagens longas 
em regiões
 frias podem ser torturantes para
 as mãos, mas
 as manoplas aquecidas amenizam o problema.

ONDE ENCONTRAR:

632_mao_01.jpg

http://www.zaken.com.br

Publicidade