Lynk & Co Z10 é rival rival do Model S com tecnologias da Volvo
Novo sedã chinês usa plataforma SEA compartilhada com outras marcas da Geely e pode fazer de 0 a 100 km/h em apenas 3,5 s
Na China, a Geely se prepara para mais um lançamento e, desta vez, será para a marca Lynk & Co. O Z10 é um sedan elétrico de porte grande, que terá a responsabilidade de enfrentar o Tesla Model S no mercado chinês.
Na verdade, é até maior: são 5,02 m contra 4,97 do Tesla, o que pode fazer dele um pouco mais espaçoso, ainda mais com um entre-eixos de 3 m (o Model S tem 2,96 m).
Qualquer déja-vu não será sem motivo, pois o Z10 nada mais é do que a versão elétrica do híbrido plug-in 07 EM-P. Os faróis esquisitos são comuns aos dois sedãs e é composto por barras de LEDs, sendo que uma delas acompanha a linha da caixa de roda. Há, ainda, uma segunda barra iluminada, logo abaixo do capô disposta na horizontal, que serve como DRL.
A carroceria tem um formato elegante e uma linha de teto mais baixa, que a reforçar o aspecto esportivo. O mesmo vale para o caimento acentuado da traseira e o aerofólio instalado bem no final do vidro traseiro. Mais conservadora, a parte de trás tem apenas uma lanterna horizontal de LED, que cruza todo o porta-malas.
Por dentro, o que chama a atenção é o visual bem limpo, quase sem botões físicos. Isso explica a grande tela central de 15,4’’, que deve concentrar boa parte dos comandos do carro. O quadro de instrumentos está integrado ao painel, em uma posição mais baixa que o normal.
Todos os sistemas são controlados por um chip Nvidia Orin-X, que também é responsável por gerenciar os sistemas de auxílio ao condutor, como o piloto automático adaptativo, frenagem autônoma de emergência, assistente de manutenção em faixa, entre outros.
Não há informações sobre motores, potência ou tamanho da bateria do sedã elétrico. Pelo menos, a montadora deu informações relevantes. Por exemplo, que o Z10 será capaz de 0 a 100 km/h em 3,5 s e terá autonomia de até 800 km.
Além disso, ele terá suporte para carregamento ultra rápido, graças a sua plataforma Sustainable Experience Architecture (SEA), também usada por modelos da Volvo, Lotus, Smart e Zeekr. Com isso, o sedã poderá recuperar cerca de 573 km e de alcance em apenas 15 minutos.
O Lynk & Co Z10 ainda não tem data de estreia, muito menos uma expectativa de preços. Mas especula-se que ele deva custar mais de 200.000 yuans, aproximadamente R$ 148.000.