O aumento da procura por carros por assinatura é notável no país. Segundo o estudo da Similarweb, plataforma de inteligência de mercado, houve um aumento de 56,5% nas visitas em sites de empresas locadoras de automóveis em 2021.
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E além disso o termo “carro por assinatura” foi um dos mais buscados nas plataformas de busca com um crescimento de 467% em relação a 2020.
Porém, a empresária Louise Moura Cruz recomenda fortemente que você não assine contratos de assinatura de veículos com uma empresa específica: a Movida. O motivo? Seu carro foi bloqueado em movimento enquanto dirigia em uma estrada em Recife (PE).
Louise publicou na última quarta-feira (26) em sua conta no LinkedIn um depoimento contando que o seu veículo foi bloqueado pela locadora e a postagem viralizou.
Na publicação a cliente da Movida declarou que, quatro dias antes (sexta-feira, dia 21/01) do ocorrido, havia sido contatada pela empresa, que relatou haver dois meses de aluguel em aberto. Na ocasião, ela diz ter enviado os comprovantes de pagamento.
Na terça (25) pouco depois das 17h30, o carro “apagou” enquanto dirigia a cerca de 60 km/h em uma estrada.
“Consegui com muito custo jogar o carro no acostamento pois o volante estava bem “duro”, assim como o freio. Quando liguei para a assistência 24hrs, eles relataram que não era uma pane, e sim um BLOQUEIO remoto, pois o carro estava em apropriação indébita por inadimplência e portanto não iam prestar socorro”, afirma em seu relato no Linkedin.
Louise informou, ainda, mas dessa vez em sua conta do Instagram, que tiveram que empurrar o carro até um terreno próximo, pois a rodovia praticamente não tinha acostamento. E no dia seguinte a Movida solicitou que voltasse ao local pra religar o carro. “Foi nesse momento que tive a certeza que o carro havia sido bloqueado.”
A empresária afirma que a Movida tendo visto a repercussão do caso, entrou em contato pra se desculpar e ofereceu a compensação de seis meses de locação gratuita, mas Louise recusou a oferta. Ela pretende entrar com uma ação judicial contra a empresa.
Resposta da empresa
A Movida respondeu a publicação de Louise na rede social da seguinte forma:
A Movida tomou ciência da sua manifestação e, imediatamente, encaminhou o assunto à prestadora de serviços de monitoramento, uma vez que o sistema de bloqueio não pode ser acionado, em nenhuma hipótese, com o carro em movimento. Quanto aos débitos pendentes, mantemo-nos à disposição para regularização, conforme informado em todos os contatos que foram realizados anteriormente.
Já em nota oficial enviada para a imprensa, a Movida diz que se solidariza com a indignação da cliente e que o sistema de bloqueio dos carros foi suspenso temporariamente.
Confira a nota na íntegra:
“A empresa tomou ciência da manifestação da cliente, se solidariza em sua indignação visto que o sistema de bloqueio não deve ser acionado, em nenhuma hipótese, com o carro em movimento. Nos desculpamos e tomamos todas as providências em relação ao atendimento que ela recebeu, reforçando nossa preocupação com os nossos clientes e para que a situação não volte a ocorrer. Comunicamos o assunto imediatamente à empresa responsável pelo controle do monitoramento e suspendemos o sistema temporariamente.”