Lexus UX: andamos no SUV compacto que estreia no Salão do Automóvel

Vendas no Brasil começam no final do primeiro trimestre, na faixa de R$ 200.000

Compacto, o UX compartilha a plataforma com o Toyota C-HR

Compacto, o UX compartilha a plataforma com o Toyota C-HR (Lexus/Lexus)

O segmento de SUVs compactos de luxo está bem representado no mercado brasileiro. Entre as alternativas temos BMW X2, Jaguar E-Pace e Volvo XC40, citando apenas os lançados recentemente.

Em breve, porém, um novo competidor de peso se juntará ao grupo: o Lexus UX, que foi apresentado este mês, em um evento mundial na Suécia, e deve chegar ao Brasil no início do ano que vem — mais precisamente no final do primeiro trimestre.

O nome UX vem da abreviatura em inglês de Urban Crossover

O nome UX vem da abreviatura em inglês de Urban Crossover (Lexus/Lexus)

Japonês em um segmento dominado por europeus, o UX chega com um visual diferenciado e uma proposta de uso predominantemente urbano. Seu nome UX, que vem de Urban Crossover, é muito revelador nesse sentido.

O UX tem posição de elevada e rodas grandes (de 17 ou 18 polegadas, dependendo da versão) como todo SUV, mas seu comportamento é de automóvel, graças a seus sistemas de direção e de suspensão calibrados para o asfalto. Isso não significa que o UX não pode rodar em uma estradinha de terra.

Quando é necessário, qualquer carro faz isso. Mas, o UX não é um veículo para percorrer trilhas off-road.

Lanternas são unidas por 120 leds enfileirados

Lanternas são unidas por 120 leds enfileirados (Lexus/Lexus)

O UX foi apresentado em três configurações mecânicas: motor 2.0 à gasolina e 2.0 híbrido (gasolina e elétrico), ambos 4×2 (dianteira), e 2.0 híbrido 4×4 (com dois motores elétricos, um para cada eixo).

Nós avaliamos a versão híbrida 4×2, que será a única oferecida no Brasil, e gostamos do que vimos. Com 178 cv de potência sob o capô, o UX 250h se mostrou ágil no trânsito e nas estradas. Segundo a fábrica, ele acelera de 0 a 100 em 9 segundos.

Para isso, o motor tem a contribuição do novo câmbio do tipo CVT com a primeira marcha por engrenagens que garante arrancadas mais prontas, como em um câmbio automático convencional.

A maioria dos comandos está à mão do motorista

A maioria dos comandos está à mão do motorista (Lexus/Lexus)

A direção, apesar de leve, pareceu precisa e rápida. E a suspensão, macia no eixo vertical, segurou os movimentos laterais e longitudinais da carroceria com competência.

A posição de dirigir agradou pela boa visibilidade proporcionada pelo painel instalado abaixo da linha de visão do motorista e as colunas dianteiras estreitas. Além disso, os bancos apoiam bem o corpo e a maioria dos comandos são facilmente acessados.

Bancos revestidos parcialmente em couro apoiam bem o corpo

Bancos revestidos parcialmente em couro apoiam bem o corpo (Lexus/Lexus)

Há apenas dois pontos que poderiam ser melhorados. Um é a localização dos botões de ajuste do controle de tração e dos modos de condução (Sport, Sport Plus, Normal e Eco), que ficam nas laterais do painel de instrumentos, distantes do motorista. Outro é o espaço traseiro para as pernas dos ocupantes do banco traseiro que poderia ser mais amplo.

Espaço para pernas, na traseira, é de sedã médio

Espaço para pernas, na traseira, é de sedã médio (Lexus/Lexus)

No mais, o UX é um carro bem equipado, com central multimídia, sistema de som de alta-fidelidade, ar-condicionado dual zone, head-up display, porta traseira elétrica, programa eletrônico de estabilidade e assistente ativo em curvas, entre outros recursos.

A fábrica ainda não fala em faixa de preço, mas é certo que ele ficará abaixo do NX 300h, oferecido por RS 229.670, que também acabou de chegar em uma nova versão atualizada ao mercado brasileiro. A expectativa é que o valor fique próximo de R$ 200.000.

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