Grade dianteira é o ponto alto do design Christian Castanho/Quatro Rodas
Um dos fatores que influenciam na avaliação de um carro é a expectativa gerada pela imagem das marcas. Uma peça de acabamento de qualidade mediana pode ser alvo de críticas em carro de marca premium ou de elogios em modelo popular.
No caso dos Lexus, a régua sobe, por isso vou começar este texto reclamando: não gostei do LS 500h que chega agora ao Brasil.
O estilo ousado abusa dos frisos cromados Christian Castanho/Quatro Rodas
Não vou reclamar do design, pois isso é gosto pessoal. Apesar do meu não ter apreciado as linhas que empurram o peso visual da carroceria para a coluna traseira, como se o carro fosse um roadster, nem o excesso de detalhes cromados, colocados até nas lentes das lanternas.
As rodas grandes (aro 20) e a grade dianteira (estilo Spindle Grill) são exceções.
Por dentro, minhas críticas não se dirigem ao estilo – que tem soluções interessantes, como os puxadores das portas destacados como se fossem descansos de braço laterais –, mas reclamo da separação de comandos afins que dificulta o uso dos sistemas.
Volante traz apliques de madeira Christian Castanho/Quatro Rodas
Exemplo: o acesso ao computador de bordo é feito por teclas no volante (no raio esquerdo), mas o botão que zera a contagem (reset) fica no painel (na base do gabinete de instrumentos, à esquerda).
No alto do painel há botões giratórios (conceito herdado do esportivo LFA), que não precisavam existir. Poderiam estar no console. O da esquerda desliga o controle de tração.
A central é controlada por mouse no console Christian Castanho/Quatro Rodas Touchpad fica abaixo da alavanca de câmbio Christian Castanho/Quatro Rodas
O da direita seleciona o modo de condução, que no Lexus são em número de seis: Comfort, Eco, Normal, Sport, Sport+ e Custom e alteram as respostas de motor, transmissão, direção e transmissão.
Painel do Lexus é digital Christian Castanho/Quatro Rodas
Continua após a publicidade
Se o dono do LS compra o sedã para andar no banco detrás, dificilmente vai reclamar. Ali, ele tem espaço e poltronas de primeira classe e telas de entretenimento de 11,6 polegadas. Mas, se gosta de assumir o volante uma vez ou outra, um dia ele poderá sentir falta de maior interação com o carro.
Pode não parecer, mas ele comporta cinco pessoas Christian Castanho/Quatro Rodas
Nos modos Eco, Comfort e Normal, o sedã apresenta respostas lentas. Em uma manobra de slalom, por exemplo, enquanto o motorista gira o volante para a esquerda o carro ainda está indo para a direita.
Na traseira, os ajustes de bancos, ar-condicionado e relação feitos por meio do visor touch, no descanso de braço Christian Castanho/Quatro Rodas
A suspensão isola o motorista da via e permite que a carroceria oscile nos três planos. Nesse aspecto, o BMW Série 7 é mais bem resolvido porque, no modo Comfort, se comporta como um Rolls-Royce e, no Normal, como um BMW.
Para quem gosta de uma tocada mais interativa, recomendo o modo Sport. Nessa opção, apesar de ainda permanecer confortável, o LS responde com mais prontidão e proporciona mais prazer ao dirigir. No que diz respeito ao desempenho, não há do que reclamar.
No porta-malas cabem 430 litros de bagagem Christian Castanho/Quatro Rodas
Com 5,2 metros de comprimento e 2.300 kg de peso, o sedã híbrido que é equipado com motor V6 3.5 mais dois elétricos (que juntos entregam 359 cv de potência) e câmbio automático CVT de dez marchas, fez bonito na pista de testes.
O V6 tem a companhia de dois motores elétricos Christian Castanho/Quatro Rodas
Nas provas de aceleração, ele foi de 0 a 100 km/h em 6,2 segundos. E ainda foi econômico, com as médias de 9,5 km/l, na cidade, e 12,8 km/l, na estrada.
Rodas tem aro 20 Christian Castanho/Quatro Rodas
Vendido por R$ 760.000, o LS 500h traz central multimídia, ar-condicionado quadrizone, piloto automático adaptativo, assistente de mudança de faixa, bancos de couro, head-up display, sistema de som Mark Levinson, câmera 360o, faróis full-led, abertura do porta-malas por sensor, teto solar e dez airbags (dois frontais, dois de joelhos, dois de cortina e quatro laterais). Em resumo, o pacote básico que se espera a bordo de um sedã da categoria superior.
Itens de série: 10 airbags, ar-condicionado quadrizone, central multimídia, ESP, piloto automático adaptativo e head-up display
Continua após a publicidade
Quatro Rodas no YouTube
Nova Nissan Frontier 2023: picape é equipada e tecnológica, mas não empolga
Nós já apresentamos a nova versão topo de linha da nova Nissan Frontier 2023, a PRO 4X, mas ela é acompanhada da Platinum, que tem o mesmo preço e nível de equipamentos, mas é direcionada a um público que procura mais sofisticação. Confira os aspectos positivos e negativos dessa nova versão mais cara da nova picape!
Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se já é assinante, entre aqui.
Assine para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.
Essa é uma matéria fechada para assinantes e não identificamos permissão de acesso na sua conta. Para tentar entrar com outro usuário, clique aqui ou adquira uma assinatura na oferta abaixo
Continue lendo, sem pisar no freio. Assine a QR.
Impressa + Digital
Plano completo da QUATRO RODAS! Acesso aos conteúdos exclusivos em todos formatos: revista impressa, site com notícias e revista no app.
Acesso ilimitado ao Site da QUATRO RODAS, com conteúdos exclusivos e atualizados diariamente.
Comparativo entre os principais modelos do mercado.
Tudo sobre as novidades automobilísticas do Brasil e do exterior.
Receba mensalmente a QUATRO RODAS impressa mais acesso imediato às edições digitais no App QUATRO RODAS, para celular e tablet.
a partir de R$ 14,90/mês
Digital
Plano ilimitado para você que gosta de acompanhar diariamente os conteúdos exclusivos no site e ter acesso a edição digital no app.
Acesso ilimitado ao Site da QUATRO RODAS, com conteúdos exclusivos e atualizados diariamente.
Comparativo entre os principais modelos do mercado.
Tudo sobre as novidades automobilísticas do Brasil e do exterior.
App QUATRO RODAS para celular e tablet, atualizado mensalmente.