Lexus ROV é um quadriciclo off-road de luxo movido a hidrogênio
O modelo promete levar diversão a "qualquer lugar", sem emitir praticamente nenhum gás pelo escapamento
A pandemia da Covid-19 fez com que atividades ao ar livre se tornassem o refúgio de muita gente. Com o público endinheirado não foi diferente. Percebendo o comportamento aventureiro de seus clientes, a Lexus criou o ROV, uma espécie de quadriciclo de luxo com motor abastecido a células de hidrogênio. Apesar disso, não há informações sobre sua comercialização.
Black Friday! Assine a Quatro Rodas a partir de R$ 6,90
O ROV (sigla para “veículo recreativo fora-da-estrada”, já na tradução para o português) é equipado com motor 1.0 movido a hidrogênio, emissões quase nulas e alta capacidade off-road.
Sem dar detalhes sobre potência, torque e, portanto, o desempenho, a Lexus afirma que o modelo emite ruídos semelhantes aos de um motor a combustão, como uma proposta de reforçar o espírito de aventura e robustez.
O ROV possui um tanque de alta pressão para armazenar o hidrogênio comprimido. Além disso, as emissões são “quase nulas”, já que a quantidade de óleo queimado pelo motor é “insignificante”, segundo a marca.
O modelo mescla características básicas de um off-road com o design clássico da Lexus. Os faróis, que lembram a letra “L”, remetem à iluminação dos carros de passeio da marca, que têm esta assinatura para a luz diurna. O formato de ampulheta da grade dos demais modelos também pode ser visto na carenagem do quadriciclo.
A traseira, mais aberta, também nos faz lembrar dos SUVs e sedãs da nipônica, principalmente no formato das lanternas, que também repetem a iluminação principal dos modelos.
No teto há uma barra de LEDs para ajudar na iluminação do caminho durante a noite e a “cabine” conta com uma gaiola para garantir maior segurança aos passageiros.
Por falar em passageiros, apenas duas pessoas podem se divertir ao mesmo tempo a bordo do ROV, o que faz parte da proposta do modelo, mesmo que suas dimensões não sejam tão reduzidas assim. São 3,12 metros de comprimento, 1,73 m de largura e 1,80 m de altura – maior do que um Smart ForTwo e menor do que um Fiat 500.
Não pense, porém, que o visual agressivo não permite que o interior seja refinado. Dentro do ROV há um quadro de instrumentos que mescla elementos analógicos com uma tela. O volante é esportivo e envolto em material que imita couro, com aletas para troca de marcha. Os bancos (com molas para absorverem impactos) também têm material que simula couro e há fibra de carbono exposta em diversos pontos.
Como um legítimo quadriciclo com forte aptidão off-road, o aventureiro da Lexus deixa todo o conjunto de suspensão à mostra, reforçando sua robustez. Para a marca, o ROV pode ir a “qualquer lugar” com uma direção dinâmica e confortável. Há ainda os grandes e lameiros pneus, e os para-lamas dianteiros, esculpidos de forma a evitar que pedras ou lama sejam projetados para a cabine.