Renault Kardian melhora segurança e passa a ter 5 estrelas no Latin NCAP
Latin NCAP atualizou a nota do Renault Kardian após a adoção de novos sistemas de segurança e confirmou a nota máxima do Volkswagen Taos após atualização
Com sistemas de segurança atualizados há poucos meses, o Renault Kardian 2026 foi submetido novamente aos testes de segurança do Latin NCAP, com patrocínio da fabricante, para ter suas notas de segurança atualizadas. A adoção de frenagem autônoma de emergência com identificação de pedestres fez o SUV compacto melhorar sua nota de quatro para cinco estrelas.
Antes, os sistemas semiautônomos do Renault Kardian eram baseados apenas em radar. Agora, o sistema se baseia em uma câmera no para-brisa capaz de identificar pedestres, assim como seus concorrentes. Contudo, o sistema não está presente em todas as versões.
O SUV da Renault atingiu pontuações de 83,41% para ocupante adulto, 82,92% para ocupante infantil, 72,96% em proteção a pedestres e 83,78% em assistência à segurança.
De acordo com o Latin NCAP, a estrutura manteve bom desempenho geral nos impactos frontal e lateral, com airbags laterais de corpo e de cortina atuando de forma eficiente. A proteção ao peito do motorista ainda é classificada como marginal, e o impacto lateral de poste repetiu esse resultado. A proteção contra “chicotada cervical” também foi apenas marginal. Ainda assim, o desempenho do novo sistema de frenagem de emergência — que atingiu pontuação máxima — garantiu as cinco estrelas ao Kardian 2026. É o primeiro Renault com cinco estrelas no Latin NCAP.
–
O resultado vale para unidades produzidas a partir de 14 de agosto de 2025 e identificadas a partir do VIN 93YRJF000TJ403319.
Volkswagen Taos mantém cinco estrelas
Produzido no México, o Volkswagen Taos já havia sido avaliado em 2021 (quando era feito na Argentina) com nota máxima e voltou a ser testado após o facelift que introduziu mudanças estruturais e novas tecnologias. Agora com frenagem autônoma de emergência de série, o SUV registrou 90,69% para adultos, 89,80% para crianças, 67,67% para pedestres e 92,15% em assistência à segurança.
A análise identificou estrutura estável no impacto frontal e bom desempenho em impacto lateral e de poste. A proteção ao peito do motorista segue como ponto sensível, enquanto a proteção da parte superior das pernas dos pedestres continua exigindo melhorias. Entre os novos itens avaliados estão o detector de ponto cego (BSD), que obteve pontuação máxima, e os sistemas de assistência de faixa, que não foram pontuados porque não retornam automaticamente ativados a cada partida — um critério do protocolo atual.
Os resultados valem para unidades produzidas a partir de 28 de outubro de 2024, identificadas pelo VIN 3VV9P6B26SM000641.
Como a Lecar perdeu a oportunidade de não virar piada no Salão do Automóvel
BYD Song Pro, GAC GS4, Haval H6 e Kia Niro: qual o melhor SUV híbrido até R$ 200.000?
Kia K4 hatch e sedã virão ao Brasil em 2026 com 1.6 turbo do Hyundai Creta
SV Unico: como é o esportivo brasileiro de R$ 1,5 mi que poderá rodar nas ruas
Rixa entre VW e BYD faz Conar suspender comercial do Dolphin Mini







