Como adiantado por QUATRO RODAS, a Land Rover enfim anunciou a vinda da quinta geração do Defender 90 ao mercado brasileiro. O SUV chega ao Brasil como uma equivalente reduzido do Defender 110, mas com a mesma motorização.
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Assim como no irmão maior, o motor é o Ingenium 2.0 turbo a gasolina de 300 cv e 40,79 kgfm e a transmissão é automática de oito marchas, com tração integral. Segundo informações da Land Rover, a versão brasileira chegará à velocidade máxima de 191 km/h, com um tempo de 0 a 100 km/h de 7,1 segundos.
Mas é na capacidade off-road que o Defender 90 quer se destacar. Segundo a fabricante, o jipão tem uma carroceria especial feita para o trabalho duro, que chega a ser até dez vezes mais resistentes que a do modelo anterior. “Uma construção monobloco leve e forte de alumínio, correspondente à carroceria mais resistente que a Land Rover já produziu. Ela é dez vezes mais rígida do que o Defender anterior, fornecendo bases perfeitas para suspensão totalmente independente”, explica.
As melhorias valem também para o vão livre, agora de 29,9 cm de altura em relação ao solo — 20 mm mais alto do que qualquer outro SUV da Land Rover. Isso proporciona ângulos de ataque e saída de 38º e 40º, respectivamente.
Logo, atravessar regiões alagadas se torna uma tarefa mais simples. O novo Defender 90 pode encarar até 900 mm de água e tem sensor de profundidade e câmera 360º para garantir maior segurança ao passar por trechos profundos.
A suspensão a ar vem de fábrica com o sistema Adaptative Dynamics, capaz de monitorar os movimentos do veículo 500 vezes por segundo e fazer o carro reagir quase instantaneamente às condições de piso e dirigibilidade. Ele também regula automaticamente a altura da suspensão, podendo elevar em até 145 mm, de acordo com a situação da estrada.
Outro sistema inteligente que equipa o Defender é o Terrain Response 2. Configurável, ele permite que um motorista experiente ajuste as configurações individuais conforme sua preferência, ou então, regula tudo automaticamente conforme o terreno.
No design, a Land Rover decidiu trazer combinação de cores exclusivas para o Brasil. São elas o verde Pangea Green e o azul Tasman Blue (ambas com teto branco), bege Gondwana Stone (com teto preto) e preto Santorin Black. No interior, o acabamento pode ser em couro escuro ou claro.
O sistema de infoentretenimento, com tela de 10’’, promete ser mais intuitivo e amigável, tornando mais simples a operação de tarefas frequentes. Com conectividade Apple CarPlay e Android Auto, a central tem ainda o sistema Software-Over-The-Air (SOTA), com 14 módulos individuais capazes de receber atualizações remotas. Basta estar conectado ao Wi-Fi de sua casa, que as atualizações do carro são baixadas sem a necessidade de ir à concessionária.
Diferente do convencional, o GPS é exibido no painel interativo de 12,3 polegadas e fornece um mapeamento 3D em alta definição, deixando a multimídia livre para outras atividades.
O Defender 90 também tem um “capô invisível”. A tecnologia Clear Sight Ground View transmite para a tela a visão de áreas normalmente escondidas pela frente do veículo, facilitando trajetos off roads mais difíceis ou auxiliando em manobras com pouco espaço feitas na cidade.
A tecnologia também reflete no pacote completo de assistência ao motorista. Dentre todos os itens, destacam-se o monitor de fadiga do motorista, alerta de ponto cego, assistente de estabilidade de reboque (TSA), assistente de estacionamento 360, controle de cruzeiro com limitador de velocidade, assistente de manutenção de faixa, controle de estabilidade e tração, entre outros.
O Defender 90 é produzido na fábrica da Jaguar Land Rover em Nitra, na Eslováquia. Disponível somente na versão SE, o SUV tem preço inicial de R$ 539.950 e a pré-venda começa já em setembro.