Land Rover Defender 130 é jipão de oito lugares e chega por R$ 900.000
Defender cresceu para comportar mais de uma família, mas não deixou de lado conforto e toda a sua capacidade off-road
“Tamanho família” é pouco para descrever o novo Land Rover Defender 130, que está sendo lançado no Brasil em versão única por R$ 889.950. Trata-se da maior versão do Defender: com 5,36 m de comprimento, supera o Defender 90, de duas portas, em 78 cm e o Defender 110 em 34 cm.
É esse tamanho extra que permite uma área para terceira fila de assentos tão grande e larga que permite que três pessoas viagem lá. Porém, comparado ao modelo intermediário, de quatro portas, o 130 manteve os 3,02 m de entre-eixos, assim como a altura que segue sendo de 1,97 m. Ele cresce só no balanço traseiro.
Tirando o tamanho, não há muitas diferenças visuais. A parte traseira está com seu ângulo de saída (28,5º) menor. Fora isso, a Land Rover destaca apenas a nova cor de lançamento Vermelho Sadonna e o capô na cor preta, marca registrada da versão X, única disponível até o momento.
Há apenas uma opção mecânica disponível no Brasil. O Defender 130 X usa o motor D300, um seis cilindros 3.0 turbodiesel híbrido com 300 cv e 66,3 kgfm acoplado a uma transmissão automática ZF de oito marchas. Cumpre o 0 a 100 km/h de 7,5 s e a velocidade máxima é de 191 km/h. A capacidade de reboque é de 3.000 kg.
O motor a diesel faz parte de um sistema híbrido leve de 48V, com alternador capaz de gerar energia elétrica nas acelerações e recuperar nas frenagens, armazenando o que sobra na bateria de 48V. Ele também funciona como um motor elétrico, utilizado para dar partida no motor a combustão e auxiliar na entrega de torque, poupando combustível e diminuindo as emissões de CO2.
Como é o Defender 130?
Por dentro, o SUV é arranjado na configuração 2x3x3. A Land Rover diz que teve um cuidado especial com a terceira fileira, deixando o acesso fácil graças a boa abertura das portas, bancos rebatíveis e a suspensão pneumática eletrônica, que pode abaixar para facilitar a entrada dos passageiros. Já o porta-malas tem bons 389 litros com todos os bancos no lugar, podendo chegar aos 2.291 litros, caso as duas últimas fileiras sejam rebatidas.
Mesmo com mais pessoas para acomodar, o Defender não compromete o conforto. Todos os bancos têm sistema de climatização e o ar-condicionado digital é de quatro zonas. Há também sistema de som premium Meridian Surround, carregador por indução e nova central multimídia Pivi Pro de 11,4 polegadas.
Enquanto os passageiros curtem o conforto, o motorista é auxiliado por sistemas como controle de cruzeiro adaptativo, frenagem autônoma de emergência e assistente de estacionamento 360º.
Até no off-road o condutor pode ficar sossegado, já que o sistema de capô transparente, transmite para a central multimídia da parte dianteira inferior do veículo, ajudando a passar por obstáculos com maior facilidade. Aliado a ele, está o bom ângulo de ataque 37,5º, a suspensão eletrônica a ar, que se adapta automaticamente ao tipo de terreno e suas condsições, e o monitor de profundidade, que permite atravessar trechos alagados com maior profundidade.