Lamborghini Temerario GT3 é revelado com V8 de 550 cv e descarta sistema híbrido
Versão desenvolvida para competições de longa duração estreará em 2026, nas 24 Horas de Sebring

A Lamborghini revelou nesta semana o novo Temerario GT3, carro que representará a marca italiana nas competições da categoria GT3 a partir de 2026. A apresentação ocorreu durante o Festival de Velocidade de Goodwood, na Inglaterra.
O anuncio marca um novo capítulo na história da fabricante: pela primeira vez, um carro de corrida da Lamborghini foi concebido, projetado e produzido completamente dentro de casa, em Sant’Agata Bolognese, sem o envolvimento de fornecedores externos no desenvolvimento do modelo.

O modelo é baseado no esportivo de rua Temerario, mas diferente dele, que tem um sistema híbrido e três motores elétricos, o carro de competição foi adaptado para as exigências do regulamento da GT3, que proíbe esse tipo de motorização. Assim, o Temerario GT3 manteve apenas o motor V8 biturbo de 4.0 litros, com configurações específicas para pista.
A potência também foi modificada, enquanto o modelo de produção oferece até 800 cv combinando combustão e eletrificação, o carro de corrida opera com cerca de 550 cv, valor que pode variar de acordo com as regras de Balance of Performance (BoP) de cada campeonato.

Ao contrário de projetos anteriores, o Temerario GT3 não foi apenas adaptado para corridas: ele foi pensado desde o início para esse fim. Seu chassi utiliza de uma estrutura tipo spaceframe em alumínio, semelhante ao do carro de rua, mas reforçado com uma gaiola homologada pela FIA.
A construção dá ênfase à rigidez e à segurança, mas também à modularidade: dianteira e traseira podem ser desmontadas com rapidez, mesmo em condições de corrida, o que facilita reparos e trocas durante provas longas.
A carroceria é feita de fibra de carbono e foi desenhada com foco na eficiência aerodinâmica. Segundo a marca, o sistema de sobrealimentação também foi revisto: o conjunto de turbocompressores e o airbox foram redesenhados para entregar desempenho mais amplo em diferentes faixas de rotação.

A suspensão utiliza amortecedores reguláveis de seis vias fornecidos pela KW, enquanto as rodas de 18 polegadas são da Ronal. A Lamborghini ainda não confirmou quais equipes utilizarão o novo modelo, mas espera-se que ele substitua progressivamente o Huracán GT3 EVO2 nas competições em que a marca está presente, como IMSA, GT World Challenge e campeonatos regionais. A estreia nas pistas está programada para março de 2026, na tradicional 12 Horas de Sebring, nos Estados Unidos.