O mais potente Lamborghini da história não vai rodar sobre o asfalto, mas espalhar magia sobre os mares, onde os seus 4.000 cavalos podem ser livres para encantar qualquer comum mortal à sua passagem.
O Tecnomar for Lamborghini 63, iate desenvolvido junto com a companhia marítima Italian Sea Group, vai estar disponível no início de 2021.
Depois de algumas reuniões preparatórias entre as duas parceiras, ainda em 2019, o projeto foi anunciado no passado mês de maio.
Agora, foram reveladas as primeiras imagens do sensacional iate de luxo super esportivo.
Seu estilo arrojado segue as linhas-mestras do design do seu hiperdesportivo híbrido Sián FKP 37, que presta homenagem a Ferdinand Karl Piëch, neto de Ferdinand Porsche que foi CEO da VW, nos anos nos anos de 1990.
Primeiro modelo híbrido da marca, o Sián é equipado com motor V12 e um elétrico alimentado por supercapacitores, que geram 819 cv de potência e são capazes de levar o carro a atingir velocidades próximas de 350 km/, segundo a fábrica.
Com dois motores MAN V12 de 2.000 cv, o Tecnomar será capaz de atingir 60 nós (o equivalente a 111 km/h) e será a embarcação mais rápida da frota da Tecnomar.
O material de fibra de carbono, típico dos super desportivos Lamborghini, permite a sua classificação como barco ultraleve, com 63 pés de comprimento e 24 toneladas de peso.
O número 63 do nome indica não só o comprimento da embarcação mas também uma referência ao ano de fundação da Lamborghini.
A silhueta superesportiva de vanguarda é marcada por elementos do mundo náutico.
O casco e a estrutura com materiais especialmente leves e rígidos são criados a partir de uma armação de alto desempenho, desenvolvida por engenheiros navais especializados em ciências hidrodinâmicas.
Além de elementos de estilo do Sián, o iate faz referência também a outros modelos da Lamborghini à luz da contemporaneidade, o como o design criado por Marcello Gandini no Miura e no Countach dos anos 60 e 70.
O hard top, por outro lado, é inspirado nos Lamborghini Roadster, proporcionando sol e proteção do vento, mas sempre com o desempenho aerodinâmico como prioridade.
Os faróis na proa são uma homenagem aos concept-cars Lamborghini Terzo Millennio e Sián FKP 37, ambos com um visual muito marcado pelos faróis dianteiros em forma de Y.
O painel de instrumentos tenta igualmente seguir o mote dos cockpit dos atuais Lamborghini, porém adicionado ao estilo náutico e integrando todos os sistemas de navegação e comando.
Como não poderia deixar de ser, há acabamentos em fibra de carbono aplicados aos bancos esportivos e ao leme, esculpido como o volante de um superesportivo da marca italiana.
O inconfundível botão de partida do motor (neste caso são até dois, um para cada motor) é precisamente o mesmo usado para dar vida ou calar o motor de qualquer automóvel atual da Lamborghini.
Por outro, o programa de personalização da Lamborghini, Ad Personam, está preparado para permitir que cada iate vendido possa ser único, como é do agrado do exigente cliente neste segmento de mercado de ultra luxo.
Os presidentes das duas empresas não escondem a satisfação com o resultado obtido neste projeto.
“Trata-se de uma parceria valiosa e que preserva a essência do estilo e da experiência de ambas as empresas em mundos diferentes, gerando um produto final especialmente exclusivo e revolucionário”, diz Stefano Domenicali, CEO da Lamborghini.
Já Giovanni Costantino, CEO do The Italian Sea Group (que detém as marcas Admiral, de iates elegantes, e Tecnomar, de iates esportivos, expressou a sua convicção de que este iate a motor se tornará um ícone tão futurista quanto o automóvel em que se inspira”.
O preço oficial ainda não foi divulgado, mas quem se interessou já pode ir preparando os zeros no talão de cheques, pois o iate deverá custar não menos que 3 milhões de dólares, segundo estimativa de um funcionário da Lamborghini. Quase o valor cobrado pelo hiperesportivo Sián FKP 37, que é de 3,6 milhões de dólares.
Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da edição de maio da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital.