Lada Niva terá nova geração depois de mais de 40 anos
Executivo descarta que nova geração será derivada do Renault Duster
Lançado em 1977, o Lada Niva completará 40 anos neste ano. São quatro décadas desafiando o tempo, sem perder o aspecto antiquado e rústico e a fama de indestrutível que o sagrou ao redor do mundo. A novidade é que finalmente o Niva terá uma nova geração.
Quem confirmou o desenvolvimento de um novo Lada Niva foi Nicolas Maure, CEO da AutoVAZ, empresa subsídiária da Renault-Nissan e proprietária da Lada.
Sem ser muito específico, o executivo deixou claro que o novo Niva não será baseado na plataforma do Duster, algo que vinha sendo especulado há pelo menos quatro anos.
A imprensa russa levanta a possibilidade do novo Lada Niva ser derivado do XRay, um crossover com dimensões pouco menores que as do Duster. A Lada inclusive já mostrou o conceito Xcode, o SUV compacto derivado do Xray que poderia dar origem ao novo Niva.
Uma verdade é que a segunda geração do Niva não terá o preço acessível como hoje: parte dos 450 mil rublos, o equivalente a R$ 24.500, com motor 1.7 a gasolina de 82 cv e tração 4×4 – que, a propósito, mantém acionamento por duas alavancas além da alavanca de câmbio.
Para efeito de comparação, o Xray parte de 550 mil rublos (R$ 29.900), equipado com motor 1.6 de 106 cv e tração dianteira. Mesmo assim, o Niva continuará com versões de duas e quatro portas e tração 4×4 em todas as configurações – com direito a acionamento eletrônico.
Apesar do preço acessível que tem hoje, o Lada Niva é exportado para um número cada vez menor de países. Além de alguns mercados da Ásia central e do Oriente Médio, chega em alguns poucos mercados da América do Sul.
Não poderia ser diferente: considerado o primeiro SUV com carroceria monobloco da história, seu projeto começou a ser desenvolvido em 1971 – quarenta e seis anos atrás. Isso deixa claro que segurança não é um de seus pontos fortes.
Vale lembrar que em 1998 uma joint-venture entre a AvtoVAZ e a General Motors lançou o Chevrolet Niva, um desenvolvimento à parte da plataforma do Niva equipado com motores Peugeot e Opel. Uma nova geração chegou a ser exibida em formato de concept car em 2014, mas a versão de produção nunca deu as caras.