Os carros mais marcantes da abertura das importações no Brasil

Há 26 anos, a abertura das importações mudou a paisagem e acelerou a indústria nacional

Alfa Romeo 164 Alfa Romeo 164

Alfa Romeo 164  (/)

Não faltam motivos (alguns bem ruins) para que o governo de Fernando Collor de Mello seja lembrado. Um deles, porém, merece ser comemorado, especialmente por quem aprecia carros. Depois de um período de proibição às importações de carros a partir de 1975, que durou 15 anos, desde o início dos anos 90 a presença de carros importados entre os veículos vendidos no Brasil mudou tanto o mercado como a indústria instalada no país. Veja abaixo quem marcou época após a abertura dos portos.

 

Lada Niva

Lada Niva Desembarque de Lada Niva no Brasil, em 1990

Desembarque de Lada Niva no Brasil, em 1990  (/)

Eles não eram modernos. Mas, como os pioneiros russos eram importados, até que tinham status. Hoje, o jipinho aparentado do Fiat 147 sobrevive na mão dos entusiastas de lama e trilhas.

 

Fiat Tipo

Fiat Tipo Fiat Tipo

Fiat Tipo  (/)

O italiano tinha bom preço e ampla rede de concessionárias e chegou a ser o carro mais vendido. Só que o fogo na direção hidráulica queimou seu filme. Nacional, só durou mais um ano.

 

BMW 325i

BMW 325i BMW 325i

BMW 325i  (/)

Um BMW era garantia de vaga na porta de restaurantes. E ainda é. O Série 3, hoje, ainda é o modelo mais vendido da marca no Brasil, com direito à fabricação nacional na fábrica da marca em Araquari (SC).

 

Mazda MX3

Mazda MX3 Mazda MX3

Mazda MX3  (/)

Tinha visual e preço relativamente baixo (74.000 reais corrigidos). Mas o desempenho tinha a esportividade de um sedentário. Ainda assim, até vendeu bem. De 1992 até 1997, vieram cerca de 5.000 carros, inconfundíveis pela sua enorme tampa traseira de vidro.

 

Nissan Pathfinder

Nissan Pathfinder Nissan Pathfinder

Nissan Pathfinder  (/)

Hoje no ostracismo, outrora foi o desbravador da onda SUV e símbolo de status. Na época, veio dos mais variados lugares para suprir a demanda da até então inédita categoria.

 

Renault Twingo

Renault Twingo Renault Twingo

Renault Twingo  (Arquivo/Divulgação)

Compacto com amplo espaço interno e design inusitado, a mistura de Twist com Tango (a origem de seu nome) chegou em 1994 e vendeu relativamente bem. Hoje, é objeto de culto entre os fãs do simpático minimalismo francês. 

 

Alfa Romeo 164

Alfa Romeo 164 Alfa Romeo 164

Alfa Romeo 164  (/)

Chegou caro ao Brasil, em 1994. Não bastasse o preço, os “alfistas” não aceitavam a tração dianteira e custo de manutenção europeu. Essa combinação perversa fez seu preço despencar. Melhor para o público menos abonado, que acabou tornando o 164 um hit entre os “manos”.

 

Mitsubishi Eclipse

Mitsubishi Eclipse Mitsubishi Eclipse

Mitsubishi Eclipse  (/)

O “carro de jogador de futebol” teve todas as suas gerações vendidas aqui. Mas seu prestígio foi se esvaziando com o tempo. O auge do Eclipse no Brasil foi entre os anos de 1995 e 2000, com direito a um revival na cena tuning gerado pelo filme Velozes e Furiosos.

 

Suzuki Vitara

Suzuki Vitara Suzuki Vitara

Suzuki Vitara  (/)

Antes de CrossFox ou EcoSport, o Vitara era o rei dos aventureiros urbanos e das garotas de faculdade. Diferentemente dos atuais, ele encarava uma trilha numa boa, graças à tração 4×4. A nova geração, por sinal, deve voltar importado para o Brasil ainda em 2016.

 

Kia Besta

Kia Besta Kia Besta

Kia Besta  (/)

A invasão coreana surgiu por meio de uma van que trazia um trocadilho sob o nome Best A. A despeito do nome sujeito a piadas, virou um enorme sucesso, aliada a uma política bem solícita ao transporte “alternativo”. Foi vendida de 1992 a 2005.

 

Ferrari F40

Ferrari F40 Ferrari F40

Ferrari F40  (/)

Em 1992 alcançamos, no Brasil, 302,3 km/h a bordo da mítica F40. Na época, Ferrari era artigo mais raro que hoje. Deste modelo, ainda é – das 1.311 fabricadas, estima-se que haja uma ou duas por aqui.

 

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  1. Waslon T. A. Lopes

    O Pathfinder era muito bonito na sua época áurea.