Kia Stonic: um SUV compacto para brigar de verdade no mercado
Baseado na plataforma do Kia Rio, ele vai concorrer com EcoSport e Captur na Europa
A Kia apresentou na Europa o Stonic, sua aposta para o efervescente segmento dos SUVs compactos. Baseado na plataforma do hatch Kia Rio – que deverá chegar ao Brasil até o ano que vem –, terá como concorrentes Nissan Juke, Peugeot 2008, Renault Captur, Ford EcoSport e Jeep Renegade.
De design mais realista e alinhado com o de outros carros da marca, o Kia Stonic não abandona a grade “nariz de tigre” característica dos carros da marca.
O porte é o mesmo do excêntrico Hyundai Kona, apresentado na última semana mas que, de acordo com a Kia, é baseado em plataforma mais antiga. Em comparação com o Rio, o Stonic é 4,3 cm mais alto e usa rodas aro 17″.
O visual promete pitadas de ousadia, com pintura em dois tons que permitiria até 20 combinações. Já o interior traz detalhes em cores vivas e também personalizáveis. As linhas internas são limpas e destacam a central multimídia com tela de 7″ e Android Auto e Apple Car Play, que é de série em todas as versões.
Diz a Kia que há duas configurações de direção e suspensão: uma específica para a Europa e outra para a Coreia do Sul, onde ele será fabricado. Para outros mercados a fabricante sul-coreana tem o KX3 – que inclusive será fabricado no México, de onde deverá ser exportado para o Brasil.
Serão quatro as opções de motores. O principal é o 1.0 3 cil. T-GDI (com turbo e injeção direta) com 118 cavalos, que estará disponível com câmbio manual de seis marchas e, mais tarde, com um automatizado de dupla embreagem e sete marchas.
Outros dois motores a gasolina , porém aspirados, serão os 1.25 de 84 cv e o 1.4 de 100 cv, ambos com câmbio manual. Um 1.6 de 110 cv será a única opção diesel.
Entre os sistemas de segurança estarão frenagem de emergência autônoma com reconhecimento de pedestres, alerta de colisão frontal, detecção de ponto cego com alerta de trânsito cruzado traseiro e sistema de aviso de alerta para entrada em estradas. O preço inicial é estimado em 15 mil libras (R$ 63 mil) para o Reino Unido. O início das vendas está previsto para agosto.