Kia Sportage 2026 é lançado no Salão de SP com novo visual e mais econômico
SUV adotou o a nova linguagem visual "Star Map" da Kia e ganhou melhorias no conjunto MHEV para consumir menos combustível
Entre todas as novidades que a Kia trouxe ao Salão do Automóvel de São Paulo, uma delas não é tão nova assim. O Kia Sportage 2026 já estava em pré-venda quando o evento começou, tendo sido apresentado durante a reinauguração da concessionária Stern, em São Paulo.
Porém, na ocasião, o Sportage estava com uma forte camuflagem, escondendo a reestilização da linha, sua principal novidade. Logo, o Salão é a primeira aparição pública oficial do SUV no Brasil.
A mudança visual não é tão radical, bebendo da mesma fonte do visual antigo, mas com algumas atualizações. A grade, por exemplo, está com a base mais reta. Outra mudança é vista no conjunto óptico, que ficou mais vertical, adotando a filosofia de design “Star Map”, presente nos carros mais modernos da Kia.
Essa mesma filosofia aparece na nova traseira. Ela deixa as lanternas e o padrão de iluminação mais quadrado, perdendo as linhas pontudas da versão anterior. As rodas também ganham novo design.
Na cabine, a maior novidade é o novo volante, que vem do EV3, e o quadro de instrumentos renovado de 12,3’’. Ele está integrado à central multimídia de mesmo tamanho.
A lista de equipamentos continua bem recheada, trazendo itens como sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, frenagem autônoma de emergência, assistente de permanência em faixa, alerta de ponto cego e piloto automático adaptativo.
Há também ar-condicionado digital dual zone, bancos dianteiros com ajustes elétricos, Android Auto e Apple CarPlay sem fio, iluminação ambiente em led, duas portas USB tipo C para o banco traseiro, porta-malas elétrico, entre outros.
E as novidades se estendem para o conjunto mecânico. Apesar de manter a motorização MHEV (híbrida-leve) de 48V, o motor 1.6 GDI turbo ganhou um novo turbocompressor de geometria variável. O propulsor também passou por uma recalibração eletrônica e teve o atrito interno reduzido em até 15%. O câmbio é o automatizado DCT de sete marchas.
O resultado é um ganho de 8% em eficiência, de acordo com a Kia. Entretanto, o conjunto não teve ganho de potência e torque, mantendo os 178 cv e os 27 kgfm. Pelo Inmetro, o consumo homologado é de 12,5 km/l na cidade e 13,2 km/l na estrada.
Para atingir essas médias, o Sportage se beneficia do sistema CVVD (Comando de Válvulas de Duração Variável), que permite o modo de condução “Velejar”. Em descidas ou trechos planos, o motor a combustão desliga, mantendo o movimento do carro apenas pela inércia para reduzir o gasto de combustível.
Quando a pré-venda foi anunciada, o novo Sportage 2026 estava com preço promocional de R$ 267.190. Até o momento, a Kia parece não ter desistido dessa promoção, já que o preço no site oficial da marca não foi alterado, mesmo com o lançamento oficial no Salão.
Toyota muda estratégia da Hilux com bitola larga e insinua GR-Sport para nova geração
Cadeira de rodas elétrica pagará IPVA em 2026? Entenda o caso
Como a Lecar perdeu a oportunidade de não virar piada no Salão do Automóvel
BYD Song Pro, GAC GS4, Haval H6 e Kia Niro: qual o melhor SUV híbrido até R$ 200.000?
Subaru fecha principal loja e não tem carros para lançar no Brasil; o que acontece agora?







