No evento de apresentação à imprensa do Kia Rio, foi dada a informação de que o hatch que acaba de estrear em nosso mercado obteve cinco estrelas no teste de impacto do Euro NCap (a pontuação máxima do programa).
No entanto, apuramos no site do instituto que, na configuração que vem para o Brasil, o lançamento tem pontuação menor: três estrelas.
Diante da divergência de informações, após o evento entramos em contato com a Kia do Brasil por três vezes e em todas as oportunidades a pontuação máxima foi reconfirmada.
A alegação de que o teste de três estrelas se referia a um modelo diferente do nosso, sem airbags frontais, não procede.
De acordo com o site do Euro NCap, a unidade que obteve três estrelas tem, sim, airbags para motorista e passageiro. E ainda inclui bolsas laterais, ausentes no Rio importado do México para o Brasil.
Já a de cinco estrelas inclui o chamado pacote Full Safety (com itens de segurança como airbags laterais, frenagem autônoma e alerta de mudança involuntária de faixa).
Nenhum dos equipamentos desse pacote está presente na especificação do Rio que vem ao nosso mercado.
Somente após o fechamento dessa reportagem a Kia reviu a sua posição, reconhecendo que o Rio trazido para o Brasil tem pontuação 3 estrelas no Euro NCap, não 5 estrelas, como vinha insistindo.