Avatar do usuário logado
Usuário
OLÁ, Usuário
Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br
Esquenta Black Friday: Assine a partir de 7,99

Kia feliz com merchandising na novela

Carros da marca dominam as garagens em Avenida Brasil

Por Pedro Henrique Araújo
Atualizado em 19 mar 2024, 13h52 - Publicado em 17 out 2012, 16h13
geral
 (/)
Continua após publicidade

geral

Nos últimos meses, não é nada incomum aparecerem clientes perguntando pelo carro do Tufão ou da Carminha nas concessionárias da Kia. Quem acompanha a novela Avenida Brasil, que vem batendo recordes de audiência da Rede Globo e que termina esta semana, sabe que estamos falando das personagens de Murílio Benício e de Adriana Esteves, que respectivamente utilizam um Sorento e um Optima em seu dia a dia na trama.

A aparição dos modelos na novela é fruto de uma ação de merchandising que é uma das prioridades na estratégia da Kia Motors. “Dentro do contexto de uma novela, o impacto é sobre todos que estão assistindo, diferente do que acontece nos horários dos comerciais”, diz José Luiz Gandini, presidente da Kia no Brasil. “A novela, ainda, tem a vantagem de mostrar o carro de forma contextualizada.”

Gandini não revela o valor investido na parceria com a Globo, mas se mostra bastante satisfeito com o resultado – até porque esse tipo de ação vem sendo realizado desde 2008. “Há ações pontuais de merchandising em dias específicos, mas os carros aparecem em quase todos os episódios”, explica o presidente. Apesar do contrato de exclusividade, nos últimos capítulos uma BMW tem aparecido para dar mais realidade à novela, pilotada pelo jogador do Flamengo Wallerson (Gabriel Chadan). “A trama não pode ter 100% de carros de uma única marca. De qualquer forma, os carros de outras marcas que aparecem na novela não são nossos concorrentes diretos.”

Há dois anos, na novela Passione, a atriz Tammy Di Calafiori estava ao volante de um Picanto amarelo, que virou a combinação mais procurada nas concessionárias. “É sempre assim, a cor do carro na TV acaba sendo a cor mais vendida nos dias seguintes”. comenta Walter Raucci, proprietário de três concessionárias da Kia em São Paulo. “Não da para mensurar exatamente o retorno desta ação em vendas, mas tenho certeza que o carro que está na novela vira o mais requisitado em nossas lojas.

Continua após a publicidade

Este tipo de ação não é exatamente uma grande novidade. O primeiro registro é de 1969, na novela Beto Rockfeller da TV Tupi, na qual um dos personagens se curava de suas ressacas tomando um antiácido efervescente da Bayer. Dentre os automóveis, a propaganda mais famosa é a ação promovida pela Ford com o Escort XR3 conversível, usado por Diná, personagem de Christiane Torloni na novela A Viagem, de 1994. Sonho de consumo no início da década de 90, o modelo representava o alto poder aquisitivo da socialite.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

OFERTA RELÂMPAGO

Digital Completo

Apaixonado por carros? Então isso é pra você!
Pare de dirigir no escuro: com a Quatro Rodas Digital você tem, na palma da mão, testes exclusivos, comparativos, lançamentos e segredos da indústria automotiva.
De: R$ 16,90/mês Apenas R$ 2,99/mês
ECONOMIZE ATÉ 59% OFF

Revista em Casa + Digital Completo

Quatro Rodas impressa todo mês na sua casa, além de todos os benefícios do plano Digital Completo
De: R$ 26,90/mês
A partir de R$ 10,99/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$35,88, equivalente a R$2,99/mês.