Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Kia EV9 tem 541 km de autonomia, grade digital e venda de torque online

Através da loja virtual, os condutores poderão pagar por funções do carro, como estacionamento remoto e o modo Boost, que adiciona 10 kgfm de torque

Por João Vitor Ferreira
Atualizado em 30 mar 2023, 19h23 - Publicado em 30 mar 2023, 19h18
Kia EV9
 (Divulgaão/Quatro Rodas)
Continua após publicidade

Após ter seu design revelado, agora todas as informações do Kia EV9 foram divulgadas. O SUV elétrico de três fileiras será o próximo modelo a utilizar a plataforma e-GMP, que também está presente no ‘irmão’ Kia EV6 e nos Hyundai Ioniq 5 e 6.

O visual foi a primeira parte revelada pela Kia, há pouco mais de uma semana. O EV9 conserva muito do que vimos na sua versão conceito, sendo bem futurista e parrudo, com linhas bem quadradas. Já as rodas são fechadas para melhorar a aerodinâmica e podem  ter de 19’’ a 21’’.

Kia EV9
(Divulgaão/Quatro Rodas)

Haverá também uma variante GT-Line, que modifica apenas a aparência dos para-choques para deixar o SUV levemente mais esportivo e adiciona a grade digital, com Leds atrás da carroceria, que podem mudar seu desenho de acordo com o gosto do condutor.

Por dentro, embora a marca diga que tenha usado materiais de luxo e alta qualidade, os fãs não ficaram contentes, justamente por esperarem mais requinte. O destaque vai para os bancos da segunda fileira, que podem girar em 180° e a terceira tela de 5’’. No mais, ela é bem semelhante ao do EV6.

Continua após a publicidade
Kia EV9
Versão GT Line traz a exclusiva grade com Leds (Divulgaão/Quatro Rodas)

Agora, de maneira oficial, temos a confirmação das suas dimensões. São 5,01 m de comprimento, 1,98 m de largura e 1,75 de altura. A distância entre-eixos é de 3,10 m, o que significa que o EV9 supera a versão padrão do Cadillac Escalade.

EV9
Houve quem comparasse o EV9 a uma versão gigante do Kia Soul (Divulgação/Kia)

Também está oficializado o trem de força do EV9. Na versão ‘Long Range’, focada no maior alcance, o SUV terá bateria de 99,8 kWh e apenas um motor traseiro, com modestos 203 cv e 35,7 kgfm. Essa será a versão mais lenta do carro, indo de 0 a 100 km/h em 9,4 s. Em compensação, tem autonomia de 541 km com apenas uma carga.

Continua após a publicidade

Na sequência, vem a versão padrão. Essa tem uma bateria menor, de 76,1 kWh, e também está equipada com motor exclusivamente traseiro. A diferença é que ele foi ajustado para entregar até 218 cv e os mesmos 35,7 kgfm. Com isso, seu tempo de 0 a 100 km/h cai para 8,2 s. Essa versão não teve seu alcance especificado.

Aspecto de
Aspecto de “jipão”, mas pegada off-road (Divulgação/Kia)

No topo da gama, está a versão com tração integral e dois motores. Ela usa o mesmo pacote de bateria da versão Long Range, mas sua autonomia é reduzida e não foi divulgada. O que sabemos, é que com dois motores o EV9 chega aos 383 cv e 61,18 kgfm e o tempo de 0 a 100 km/h cai para 6 s.

Compartilhe essa matéria via:
Continua após a publicidade

Graças à arquitetura de 800 volts, carregador não será um problema. Usando carregadores ultra rápidos, em apenas 15 minutos é possível recuperar 239 km de autonomia. O EV9 também terá o sistema Vehicle 2 Load (V2L), sistema que permite que o EV9 alimente computadores, geladeiras e outros eletrônicos. Futuramente, será adicionada uma função que permitirá ao proprietário vender energia de volta para a rede elétrica.

Já o painel é uma variante mais luxuosa do usado no EV6
Já o painel é uma variante mais luxuosa do usado no EV6 (RushLane/Reprodução)

Essa e outras atualizações poderão ser feitas pela internet, graças à Kia Connect Store. Na loja virtual da marca, os proprietários poderão encontrar aplicativos e serviços pagos, como um streaming de músicas e vídeos e sistema de estacionamento remoto. Haverá também uma opção “Boost”, que desbloqueia mais torque para o motor, chegando aos 71,4 kgfm. No entanto, não foi informado quanto será cobrado pela opção ou se será um serviço de assinatura.

Poltronas giram em até 180º
Poltronas giram em até 180º (Divulgação/Kia)

Mesmo sem divulgar os preços, as vendas do EV9 começam agora no terceiro trimestre na Coreia do Sul. Em outros mercados, como EUA e China, as reservas poderão ser feitas a partir do segundo semestre. Para 2025, a Kia já prepara uma versão GT, com desempenho realmente esportivo.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.