Assine QUATRO RODAS por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Kia EV9 é SUV elétrico gigante com cara de Soul que poderia vir ao Brasil

Com 3,1 m de entre-eixos, modelo será a alternativa de maior luxo da nova linha de elétricos da Kia até agora

Por Eduardo Passos
14 mar 2023, 21h19

De olho no futuro elétrico do grupo, Kia e Hyundai vêm adotando, cada vez mais, sua nova plataforma e-GMP, exclusiva para carros do tipo. Depois dos Ioniq 5 e 6 e do Kia EV6, mais um modelo a base dessa arquitetura surgiu, ainda que antes da hora: o Kia EV9.

Houve quem comparasse o EV9 a uma versão gigante do Kia Soul
Houve quem comparasse o EV9 a uma versão gigante do Kia Soul (Divulgação/Kia)

As linhas gerais do SUV já eram conhecidas, seja por conta do conceito apresentado há alguns anos no Salão de Los Angeles, seja por flagras recentes. Mas, pouco tempo antes de seu lançamento oficial, imagens vazadas comprovam que o visual não é tão diferente assim na versão de produção. Foi questão de horas para a Kia reagir, logo soltando imagens definitivas do carro e dando mais detalhes sobre o que vem por aí.

Faróis tiveram inspiração nos céus estrelados
Faróis tiveram inspiração nos céus estrelados (Divulgação/Kia)

De modo curioso, o novo Kia EV9 foi comparado ao Soul, muito por conta do habitáculo “quadradão”, caimento de capô e traseira e outras linhas gerais. As formas “poligonais”, como chama a marca, têm uma função clara de dar cara de jipe ao elétrico, simultaneamente não afastando-o do pique hi-tech rumo à estética off-road, que acaba não aparecendo.

Continua após a publicidade
Aspecto de "jipão", mas pegada off-road
Aspecto de “jipão”, mas sem pegada off-road (Divulgação/Kia)

Contribui para isso detalhes como os faróis e DRLs, que reinventam o “nariz de tigre” comum aos carros da marca e, ao mesmo tempo, são inspirados em detalhes como o céu estrelado. Traços modernos de design também incluem bastante foco na verticalidade, tanto nas luzes dianteiras quanto traseiras.

Painel é uma variante mais luxuosa do usado no EV6
Painel é uma variante mais luxuosa do usado no EV6 (Divulgação/Kia)

O interior do EV9, à primeira vista, decepcionou alguns fãs de Kia na internet, que, por conta do nível de luxo mais alto esperado para a novidade, queriam algo mais exclusivo. Na prática, a cabine do EV6 foi parcialmente repetida: há um conjunto de quadro de instrumentos e multimídia digitais sob a mesma moldura que se difere apenas por uma terceira tela, de 5”, que serve para comandos de ar-condicionado, por exemplo.

Haverá versões para seis ou sete passageiros
Haverá versões para seis ou sete passageiros (Divulgação/Kia)

O acabamento é predominantemente branco e, obviamente, o espaço interno é amplo. Há uma terceira fileira que completa uma configuração de 6 ou 7 lugares, com poltronas na segunda fila que podem girar em 180º.

Espaço de sobra graças ao 3,1 m de entre-eixos
Espaço de sobra graças ao 3,1 m de entre-eixos (Divulgação/Kia)

Detalhes mecânicos serão informados apenas mais para frente. Como a plataforma e-GMP é altamente modular, porém, é possível especular detalhes como os 77,4 kWh de bateria que, com pé leve, garantiriam mais de 500 km de alcance ao utilitário. Versões mais baratas contariam apenas com um motor traseiro, enquanto o topo da linha viria com um motor em cada eixo e, consequentemente, tração integral e bem mais potência e torque.

Poltronas giram em até 180º
Poltronas giram em até 180º (Divulgação/Kia)

O site português AutoGear já até adianta as dimensões do EV9, que teria 4,29 m de comprimento e, graças aos balanços reduzidos, 3,1 m de entre-eixos. São ainda 2,05 m de largura e 1,79 m de altura.

Continua após a publicidade

O Kia EV9 chegará inicialmente à Coreia do Sul, China e Estados Unidos. A Europa vem em seguida e o Brasil, ainda que sem planos declarados, não seria carta 100% fora do baralho, dado que o EV6 chegará ao mercado nacional em agosto.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 2,00/semana*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 12,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.