Kia EV9 é SUV elétrico gigante com cara de Soul que poderia vir ao Brasil
Com 3,1 m de entre-eixos, modelo será a alternativa de maior luxo da nova linha de elétricos da Kia até agora
![Detalhes técnicos serão revelados em abril; vendas devem começar na virada do ano](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2023/03/Novo-Kia-EV9-1.jpg?quality=70&strip=info&w=1280&h=720&crop=1)
De olho no futuro elétrico do grupo, Kia e Hyundai vêm adotando, cada vez mais, sua nova plataforma e-GMP, exclusiva para carros do tipo. Depois dos Ioniq 5 e 6 e do Kia EV6, mais um modelo a base dessa arquitetura surgiu, ainda que antes da hora: o Kia EV9.
![Novo Kia EV9 (4) Houve quem comparasse o EV9 a uma versão gigante do Kia Soul](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2023/03/Novo-Kia-EV9-4.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
As linhas gerais do SUV já eram conhecidas, seja por conta do conceito apresentado há alguns anos no Salão de Los Angeles, seja por flagras recentes. Mas, pouco tempo antes de seu lançamento oficial, imagens vazadas comprovam que o visual não é tão diferente assim na versão de produção. Foi questão de horas para a Kia reagir, logo soltando imagens definitivas do carro e dando mais detalhes sobre o que vem por aí.
![Novo Kia EV9 (5) Faróis tiveram inspiração nos céus estrelados](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2023/03/Novo-Kia-EV9-5.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
De modo curioso, o novo Kia EV9 foi comparado ao Soul, muito por conta do habitáculo “quadradão”, caimento de capô e traseira e outras linhas gerais. As formas “poligonais”, como chama a marca, têm uma função clara de dar cara de jipe ao elétrico, simultaneamente não afastando-o do pique hi-tech rumo à estética off-road, que acaba não aparecendo.
![Novo Kia EV9 (3) Aspecto de "jipão", mas pegada off-road](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2023/03/Novo-Kia-EV9-3.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
Contribui para isso detalhes como os faróis e DRLs, que reinventam o “nariz de tigre” comum aos carros da marca e, ao mesmo tempo, são inspirados em detalhes como o céu estrelado. Traços modernos de design também incluem bastante foco na verticalidade, tanto nas luzes dianteiras quanto traseiras.
![Novo Kia EV9 (6) Painel é uma variante mais luxuosa do usado no EV6](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2023/03/Novo-Kia-EV9-6.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
O interior do EV9, à primeira vista, decepcionou alguns fãs de Kia na internet, que, por conta do nível de luxo mais alto esperado para a novidade, queriam algo mais exclusivo. Na prática, a cabine do EV6 foi parcialmente repetida: há um conjunto de quadro de instrumentos e multimídia digitais sob a mesma moldura que se difere apenas por uma terceira tela, de 5”, que serve para comandos de ar-condicionado, por exemplo.
![Novo Kia EV9 (7) Haverá versões para seis ou sete passageiros](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2023/03/Novo-Kia-EV9-7.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
O acabamento é predominantemente branco e, obviamente, o espaço interno é amplo. Há uma terceira fileira que completa uma configuração de 6 ou 7 lugares, com poltronas na segunda fila que podem girar em 180º.
![Novo Kia EV9 (8) Espaço de sobra graças ao 3,1 m de entre-eixos](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2023/03/Novo-Kia-EV9-8.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
Detalhes mecânicos serão informados apenas mais para frente. Como a plataforma e-GMP é altamente modular, porém, é possível especular detalhes como os 77,4 kWh de bateria que, com pé leve, garantiriam mais de 500 km de alcance ao utilitário. Versões mais baratas contariam apenas com um motor traseiro, enquanto o topo da linha viria com um motor em cada eixo e, consequentemente, tração integral e bem mais potência e torque.
![Novo Kia EV9 (9) Poltronas giram em até 180º](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2023/03/Novo-Kia-EV9-9.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
O site português AutoGear já até adianta as dimensões do EV9, que teria 4,29 m de comprimento e, graças aos balanços reduzidos, 3,1 m de entre-eixos. São ainda 2,05 m de largura e 1,79 m de altura.
O Kia EV9 chegará inicialmente à Coreia do Sul, China e Estados Unidos. A Europa vem em seguida e o Brasil, ainda que sem planos declarados, não seria carta 100% fora do baralho, dado que o EV6 chegará ao mercado nacional em agosto.