A World Car Awards, principal premiação mundial de carro do ano, elegeu o Kia EV9 o Carro Mundial do Ano 2024. O SUV elétrico sul-coreano desbancou o BYD Seal e o Volvo EX30, que também concorriam ao prêmio principal. Os resultados da votação foram anunciados nesta quarta-feira, 27 de março, na abertura do Salão de Nova York.
Mais de 100 jornalistas de 31 países participaram da votação secreta, na qual concorreram 70 carros (inéditos ou profundamente atualizados) lançados no último ano. Os representantes do Brasil são Henrique Rodriguez (Quatro Rodas) e Jason Vogel (Motor 1). Os votos foram contabilizados pela KPMG.
Em 20 anos de votação, esta foi a quarta vez que um carro elétrico recebeu o prêmio principal. Em 2023 o Hyundai IONIQ 6 venceu em três categorias. Neste ano, além de ganhar o prêmio principal, o Kia EV9 também foi eleito o Carro Elétrico Mundial do Ano 2024, destacando ainda mais sua excelência e inovação no campo da eletrificação. Nesta categoria, concorria com o Volvo EX30 e com o BMW i5.
O Kia EV9 está com lançamento no Brasil confirmado para 2024. Ele representa o topo de uma gama que terá nove carros elétricos até 2027. Há duas versões: com motor traseiro (RWD) de 217 cv e 35,7 kgfm e de dois motores, um para cada eixo (AWD) com força máxima de 384 cv e 71,4 kgfm. O conjunto de baterias (íons de lítio) é sempre o mesmo, com capacidade de 99,8 kWh, o que resulta em autonomias diferentes: 541 km, no caso do RWD, e 497, no AWD. A primeira pesa 2.426 kg e a segunda, 2.569 kg.
Mas os dois rivais se deram bem em outras categorias. No World Car Awards 2024, o Volvo EX30 venceu na categoria Carro Urbano Mundial do Ano (World Urban Car), deixando para trás os finalistas BYD Dolphin e Lexus LBX.
O prêmio de Carro de Luxo Mundial do Ano (World Luxury Car) foi dividido entre os BMW Série 5 e i5, que concorriam com os novos Classe E (W214) e o SUV elétrico EQE.
Na categoria de Carro Esportivo Mundial do Ano (World Performance Car), o vencedor foi o Hyundai IONIQ 5 N.
Enquanto isso, o novo Toyota Prius foi premiado na categoria Design Mundial do Ano (World Car Design), superando concorrentes fortes como a Ferrari Purosangue e o Ford Bronco.
Também houve a premiação de Personalidade Mundial do Ano, que foi concedida a Adrian Newey, diretor técnico da Red Bull Racing, reconhecendo sua contribuição para o mundo automobilístico.