Kia EV5 Concept é SUV elétrico com bancos giratórios quase em versão final
Próximo SUV elétrico da Kia marca o avanço para a próxima fase da transição da marca para a mobilidade elétrica com sustentabilidade e design futurista
Mirando o futuro, a Kia pretende expandir cada vez mais sua família de SUVs elétricos. Além do EV6, que já está confirmado para o Brasil, a montadora coreana também lançou recentemente o grandalhão EV9. Agora, prepara o lançamento de um modelo intermediário para sua linha.
Trata-se do Kia EV5 Concept, um protótipo de SUV elétrico que busca trazer novos conceitos estéticos e tecnológicos que marcam a nova fase montadora em sua transição para a mobilidade sustentável.
A dianteira deixa evidente as semelhanças com o EV9. A famosa grade ‘nariz de Tigre’ da Kia ainda está lá, porém foi modernizada usando novo conceito de estilo que eles batizaram de “Digital Tiger Face” – ou rosto de tigre digital, em tradução livre.
No geral, o conceito traz um conjunto óptico de linhas bem finas e não dá pra identificar muito bem onde é o farol principal. De acordo com a Kia, essa nova estética para as luzes chama-se Star Map e “introduz o conceito de uma constelação conectando estrelas a um rosto limpo”. Na traseira, as lanternas também lembram as do EV9, mas com a diferença que elas não avançam para o teto e quase se encontram no meio do porta-malas.
Essa ideia de limpeza é bem destacada no carro. Parte da filosofia por trás do projeto é a de eliminar fronteiras, permitindo que veículo e o ambiente externo fiquem mais integrados. Por isso, os assentos são giratórios, permitindo aos passageiros apreciar a vista do lado de fora e utilizá-los como bancos em um passeio em família, por exemplo.
Também não há coluna B, permitindo uma melhor visibilidade da parte externa, enquanto as portas traseiras abrem ao contrário para facilitar o acesso aos bancos. Na parte de trás, há um banco invertido para duas pessoas e uma mesinha de trabalho.
Por dentro, todo o visual é bem limpo com a ideia de criar um “espaço de convivência”, como explicou a marca. Na cabine, há apenas uma tela integrada e alguns comandos – aparentemente sensíveis ao toque – no console central. Já o volante é octagonal, prevendo uma condução autônoma.
Parte da sustentabilidade proposta no conceito está nos materiais usados no acabamento do interior. A Kia afirma que não há uso de couro. Em seu lugar, bancos, painéis e forro do teto são revestidos de um material feito a partir de garrafas PET recicladas e outros materiais de origem vegetal, como extrato de algas marinhas. O teto solar panorâmico também ajuda na sustentabilidade e funciona como uma painel fotovoltaico para geração de energia solar.
Por ainda se tratar de um conceito, não há quaisquer informações sobre trem de força. Mas já está certo que o Kia EV5 se tornará um modelo de produção. Ele chegará ainda esse ano no mercado chinês e mais informações deverão surgir nos próximos meses.