Assine QUATRO RODAS por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Kia Cerato sai de linha no Brasil após promessa de renovação e motor turbo

Em 2022, montadora havia confirmado a reestilização para este ano; com o fim das unidades em estoque, discurso muda e futuro do sedã é incerto

Por João Vitor Ferreira
28 jul 2023, 13h04
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Contradizendo a promessa feita em 2022, a Kia deixou de vender o Cerato no Brasil. A atual geração do sedã era vendida por aqui desde 2019 e, em 2022, a marca prometeu trazer ao mercado brasileiro sua reestilização, lançada no México um ano antes. 

    Publicidade

    O Cerato era vendido em duas configurações, EX, de R$ 136.490, e SX, de R$ 152.190, ambas de ano/modelo 2021/2022. Elas deixam o configurador online da marca com o fim das unidades em estoque. A Kia, que confirma o fim do sedã no momento, afirma que estuda o retorno do modelo em outra ocasião e novos carros para trazer ao Brasil, sem confirmar nenhum.

    Publicidade
    cerato
    Com o fim das unidades em estoque, Kia Cerato de despede do Brasil (Christian Castanho/Quatro Rodas)

    Ano passado, quando lançou o Niro, a Kia confirmou que o Cerato reestilizado chegaria este ano, com um motor turbo para substituir o atual 2.0 flex de até 167 cv e 20,6 kgfm, sempre com câmbio automático de seis marchas. Além dele, a montadora também disse que o Sorento híbrido estava nos planos para 2023. Até o momento, o SUV não foi anunciado.

    Continua após a publicidade

    A mudança viria bem a calhar. O Cerato reestilizado é feito na mesma fábrica, em Monterrey, no México, que produzia a versão antiga vendida no Brasil. Além disso, com um motor turbo novo, o sedã ficaria mais competitivo para concorrer com rivais que já foram renovados, como o Nissan Sentra ou o Toyota Corolla.

    Kia Cerato
    Dianteira foi onde o Cerato mais mudou após a reestilização (Divulgação/Kia)

    Sobre esse possível novo motor, nada foi informado. Nos EUA ele é vendido com o 2.0 de quatro cilindros de 149 cv e 18,2 kgfm, nas versões mais baratas, enquanto a esportiva, GT, recebe o 1.6 turbo de 203 cv e 27 kgfm, que pode receber câmbio manual de seis marchas ou automatizado de sete. Um bom rival para o Volkswagen Jetta GLI, por exemplo.

    Publicidade
    Continua após a publicidade
    Compartilhe essa matéria via:

    O novo Cerato, que nos EUA é chamado de Forte, também ganhou novos itens de condução autônoma e atualizou os que já tinha. Por lá, ele é vendido com  assistente de permanência em faixa, alerta de tráfego traseiro cruzado, alerta de pontos cegos, alerta de colisão frontal com frenagem automática e detector de cansaço do motorista.

    cerato
    Traseira segue muito parecida com a atual, mas na versão GT ela ganha para-choque esportivo e dupla saída de escape (Divulgação/Kia)

     

    Publicidade
    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de R$ 2,00/semana*

    ou
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de R$ 12,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.