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Novo Kia Cerato muda visual e atualiza itens de condução semiautônoma

Feito no México, de onde também sai o brasileiro, o sedã americano manterá os motores 2.0 aspirado e 1.6 turbo

Por João Vitor Ferreira 11 out 2021, 20h50
Kia Cerato frontal
Kia Cerato ganha atualização visual e tecnológica nos EUA Divulgação/Kia

Depois da Coreia, o Kia Cerato também passou por mudanças em sua versão dedicada aos Estados Unidos, onde é chamado de Forte. A quarta geração do modelo ganha novidades visuais e atualiza a lista de assistentes de condução semiautônoma. 

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Já que a produção do modelo seguirá em Monterrey, no México, é possível esperar por ele também no Brasil, em breve. Isso porque o sedã vendido por aqui tem a mesma procedência do norte-americano. Para chegar ao mercado brasileiro, basta trocar o nome e retirar as luzes de posição laterais.

Kia Cerato 2022 traseira
Traseira mantém as lanternas, que ganham novo arranjo interno; luzes de seta e ré permanecem no para-choque Divulgação/Kia

Em relação ao modelo anterior, as diferenças visuais se concentram, principalmente, na dianteira. O para-choque adotou traços mais fluidos e marcantes, abrigando as luzes de neblina de LED (agora verticais) na porção central. Os faróis, também de LED, ficaram ainda mais espichados, enquanto a tradicional grade em forma de “nariz de tigre” ficou menor. Acima da grade está o novo logotipo da marca.

Na traseira, o para-choque também foi redesenhado e ganhou um novo extrator de ar falso na base, mas manteve as luzes de seta e ré. O que também não mudou foi o formato das lanternas, interligadas por uma barra vermelha (que não acende!). A iluminação, por sua vez, é nova, assim como o logotipo da marca. As rodas podem ser de 16 ou 17 polegadas.

Kia Cerato 2022
Versão GT, que não vem ao Brasil, tem motor turbo e detalhes em vermelho no para-choque Divulgação/Kia
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Ao contrário da carroceria, o interior do Cerato mudou pouco. O destaque vai para central multimídia, com Android Auto e Apple CarPlay, e tela que varia entre 8 e 10,25 polegadas, de acordo com a versão.

O quadro de instrumentos sofre uma baixa em relação ao modelo coreano, que é totalmente digital com uma grande tela de 10,25 polegadas. No americano, os mostradores de velocidade e conta-giros são analógicos, e a tela central colorida tem apenas 4,2 polegadas. 

Kia Cerato
Interior praticamente não mudou e quadro de instrumentos é simples, com mostradores analógicos Divulgação/Kia

Na tecnologia, o sedã ganha e/ou atualiza diversos itens de assistência para condução semiautônoma, como assistente de permanência em faixa, alerta de tráfego traseiro cruzado, alerta de pontos cegos, alerta de colisão frontal com frenagem automática e detector de cansaço do motorista. 

Há também um sistema que se conecta com a rede de rodovias federais e, em algumas situações, ajusta automaticamente o limite de velocidade do veículo. O piloto automático também é ajustado de forma automática prevendo curvas à frente que necessitem de reduções e também prevendo mudanças na velocidade máxima da via. 

As opções de motorização permaneceram as mesmas. O 2.0 de quatro cilindros de 149 cv e 18,2 kgfm, com tração dianteira e câmbio CVT, é destinado às versões mais baratas. Já o 1.6 turbo de 203 cv e 27 kgfm, que pode ter câmbio manual de 6 marchas ou automatizado de dupla embreagem de sete velocidades, só está na variante esportiva GT.

Kia Cerato 2022
Grade que simula um nariz de tigre ficou menor no novo Cerato Divulgação/Kia

 

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Capa 749
Arte/Quatro Rodas
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