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Jiuma, a bizarra picape chinesa do VW Santana – ou quase isso

Registrada como máquina agrícola, picape cabine dupla mal passava dos 70 km/h e chegou a ter lanternas do Volkswagen Polo

Por Henrique Rodriguez Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 27 mar 2021, 00h46 - Publicado em 30 nov 2020, 20h00
Jinma
Picape tem peças e dimensões comum com o Santana, mas não é um Santana (Reprodução/Internet)

A Jiuma é mais uma daquelas fabricantes chinesas que nunca soubemos da existência, mas suas criações não podem ficar esquecidas. Pertencente à Shanghai Jinma Automobile Corporation, produziu uma série de carros no mínimo curiosos entre a metade dos anos 1990 até meados dos anos 2000. E o Volkswagen Santana parece ter sido sua grande inspiração. 

Mas antes é preciso entender as particularidades dos carros da marca.

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A Shanghai Jinma Automobile Corporation foi fundada em 1994, mas com uma particularidade: só tinha licença do governo para produzir veículos agrícolas de baixa velocidade, caminhões de baixa velocidade, veículos elétricos, peças automotivas, ferramentas e equipamentos mecânicos.

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Além de ser muito mais fácil obter licença para produzir veículos agrícolas, essa classificação também era válida para picapes. Mas para cumprir (ou pelo menos fingir) as normas para a categoria foi necessário ter criatividade, algo que não costuma faltar nas empresas chinesas.

Jinma
Uma das possibilidades era transformar a picape em perua muito parecida com a Quantum (Reprodução/Internet)

Na época, muitas picapes de fabricação local eram sedãs com a traseira transformada em caçamba, que depois poderia receber uma capota vendida à parte pela mesma fabricante. Mas os carros da Jinma eram ainda mais peculiares porque sua licença era apenas para veículos de baixa velocidade.

Jinma
A frente e o logotipo triangular da Jinma deixavam os carros parecidos com uma Mitsubishi L200 (Reprodução/Internet)
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Em outras palavras, suas picapes não poderiam passar dos 70 km/h, uma velocidade que não seria problema para triciclos ou pequenos caminhões basculantes. Mais curioso é que os primeiros veículos da Jinma tinham motor 2.2 diesel (da Jiangsu Sida Power Machinery) que ela declarava ter apenas 46 cv, talvez para convencer de que realmente são lentos.

O visual leva a presumir que as picapes, chamadas de Jiuma (nove cavalos, em tradução literal, em alusão à montanha dos nove cavalos) eram baseadas no Shanghai-Volkswagen Santana, que era extremamente comum na China àquela época. 

Jinma
Dianteira que remete aos Volvo 740 é bem estranha (Reprodução/Internet)

Algumas peças podem até ser comum aos dois. As picapes têm capô longo, portas idênticas e, aparentemente, o mesmo interior dos Santana. Mas a altura livre do solo e a tração nas rodas traseiras, onde há um eixo rígido com molas semielípticas, entregam o segredinho: aquela que poderia ser uma picape monobloco com cabine dupla e quatro portas, à moda do projeto Tarok, na verdade usa um chassi de caminhão agrícola adaptado.

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Jinma
Atualização trouxe visual um pouco mais moderno (Reprodução/Internet)

Não era incomum na China àquela altura que pequenos fabricantes comprassem carrocerias ou peças de estamparia de fornecedores oficiais de grandes fabricantes, como Citroën e Volkswagen, ou de quem apenas copiava essas peças. Muito provavelmente algo do tipo aconteceu neste caso.

Jinma
A caçamba parece grande, mas a capacidade de carga é de apenas 200 kg (Reprodução/Internet)

Curiosamente o entreeixos era o mesmo do Volkswagen Santana, 2,55 m, e a capacidade de carga era de parcos 200 kg.

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Jinma
(Reprodução/Internet)
Jinma
Algumas aplicações com a tomada de força do motor (Reprodução/Internet)

As “picapes-sedã” da Jiuma mudaram bastante nos primeiros anos: houve dianteira igual a do Santana, outra inspirada nas Mitsubishi L200 da época e até mesmo uma dianteira que tentava imitar o Volvo 740. Os motores também alternaram para um outro 2.2 diesel de 39 cv e um 1.8 diesel de 31 cv.

Jinma
Última atualização tem para-choques envolventes… (Reprodução/Internet)
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Mais tarde, os carros ganharam nomes: Shanghai Shuaibao para as picapes e Shanghai Shuaihu para as peruas – que nada mais eram que picapes com a caçamba fechada. O nome veio acompanhado de faróis maiores e mais modernos e novas grades, que seriam as únicas peças que mudariam ao longo do anos. 

Jinma
…E lanternas do Volkswagen Polo (Reprodução/Internet)
Jinma
(Reprodução/Internet)

A chamada “picape sedã multifunção” acabou ganhando espaço em frotas governamentais no interior da China e permaneceu à venda sem grandes mudanças por muito tempo. Mas quando mudou… Ganhou para-choques volumosos, grade inspirada nos Volvo e traseira com vidro menor e lanternas do último Volkswagen Polo vendidos no Brasil. Ainda fizeram um protótipo com a mesma tampa traseira do hatch.

Após um período desaparecida, hoje a Jinma fabrica pequenos tratores, inclusive para exportação.

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