Jeep Renegade sai de linha no mundo todo, menos no Brasil; tem futuro?
SUV já havia saído de linha na China e agora tem sua produção encerrada na Europa, mas ainda vende bem no Brasil

O sucesso que o Jeep Renegade faz no Brasil há 10 anos já não se repete no exterior. A Jeep está encerrando a produção do Renegade na fábrica de Melfi, na Itália, a primeira a iniciar a produção do SUV, lá em 2014. Agora, o Jeep Renegade só será fabricado no Brasil.
A fábrica de Melfi foi responsável por abastecer o mercado europeu e também grandes mercados como Estados Unidos e Canadá, onde o Jeep Renegade saiu de linha em 2023. Em todos estes casos o motivo foi o mesmo: queda nas vendas.

Na Europa, o Jeep que vende bem atualmente é o compacto Avenger, que menor que o Renegade, tem motor três cilindros 1.2 turbo com até 136 cv comum a outros SUVs da Stellantis e é bem mais eficiente e barato. O Renegade, por sua vez, vinha vendendo menos que o Compass, que já teve sua nova geração apresentada na Europa.
Nos Estados Unidos e Canadá, o Jeep Renegade perdeu espaço porque o carro importado da Itália chegava ao país pelo mesmo preço do Compass, também importado de Melfi. O melhor ano de vendas do Renegade nos Estados Unidos foi 2016, quando teve 106.606 unidades vendidas por lá.

O Jeep Renegade também foi fabricado na China por meio de uma joint venture com a GAC, mas a produção por lá foi a primeira a cessar, em 2021.
O que vai acontecer com o Jeep Renegade no Brasil?
A partir de agora, o Jeep Renegade está em produção apenas na fábrica de Goiana, em Pernambuco, de onde é exportado para outros países da América do Sul e para o México. A Stellantis garantiu que seu atual SUV compacto não vai sair de linha com o lançamento do Jeep Avenger nacional, em 2026.

O novo modelo deverá ser produzido em Porto Real (RJ), na fábrica que atualmente só fabrica os Citroën C3, C3 Aircross e Basalt. Sua plataforma, inclusive, é a mesma CMP/Smart Car e seu motor será o 1.0 GSE turbo que também equipa os Citroën, porém híbrido leve 12V.
A Jeep trabalha no desenvolvimento de uma segunda geração do Jeep Renegade, que tem sua apresentação esperada para 2027. Vai demorar um tempo para a Stellantis detalhar a estratégia para o modelo, mas esse prazo coincide com o um investimento de R$ 13 bilhões que empresa anunciou para a fábrica de Goiana, no Pernambuco, a ser utilizado entre 2025 e 2030.

Esse montante seria utilizado para a atualização da fábrica para produzir a nova plataforma STLA e também para o lançamento de seis novos modelos. O primeiro deles seria modelo híbrido e há grandes chances de ser o Renegade, trazendo um sistema de 48V integrado ao câmbio. Também está certo que o Jeep Renegade ganhará um novo facelift, o terceiro da atual geração. Tudo isso é esperado para 2026.
Já sobre a nova geração, espera-se que a Stellantis mude a plataforma, trocando a atual pela STLA Small. Mais versátil, ela permitirá que o Renegade tenha versões a combustão, híbridas e elétricas, essa última, inclusive, já está confirmada, seguindo os passos do ‘irmão’ Compass.