Relâmpago: Revista em casa a partir de 10,99

Jeep Compass, Commander e Renegade 1.3 turbo 2025 agora têm 176 cv

SUVs da Jeep ficaram mais fracos e lentos com o motor modificado para cumprir as novas normas de emissões do Proconve L8

Por Nicolas Tavares
Atualizado em 10 jan 2025, 14h02 - Publicado em 8 jan 2025, 12h19
Compass Renegade Commander 2025
 (Divulgação/Jeep)
Continua após publicidade

Desde o dia 1º de janeiro, as fabricantes precisam seguir uma série de novas regras de emissões de poluentes e ruídos, impostas pelo Proconve L8. Isto não só fará com que alguns motores antigos saiam de linha, mas também com que propulsores mais atuais sejam modificados para se encaixar nas normas. Foi o caso do 1.3 turbo da Stellantis, que teve sua potência reduzida de 185 cv para 176 cv.

Esta mudança foi revelada no site oficial da Jeep, nas páginas dedicadas ao Compass, Commander e Renegade. Em todos os casos, os SUVs são listados com “motor turbo flex de 176 cv” nas versões com o propulsor de 1,3 litro. A nova potência é 9 cv menor do que o modelo anterior, que chegava a 185 cv com etanol no tanque. Agora os 176 cv são os mesmos tantol usando etanol quanto gasolina.

Jeep Renegade 1.3 turbo perde 9 cv e agora tem 176 cv

Apesar da redução na potência, o torque continua o mesmo, de 27,5 kgfm (ou 270 Nm, motivo pelo qual a marca chama o motor de T270).

Compartilhe essa matéria via:
Continua após a publicidade

Até o momento, apenas o site da Jeep mostra esta potência reduzida. A página oficial da Fiat segue divulgando Fastback, Pulse e Toro com 185 cv, assim como as versões esportivas Pulse Abarth e Fastback Abarth.

Site indica que Jeep Compass 1.3 turbo agora tem 176 cv

Mesmo que já divulgue a nova potência no site, a Jeep não indica qual é o consumo do motor 1.3 turbo após as modificações para o PL8. A única informação referente ao desempenho que aparece no site oficial é para o Compass, que passa a ter uma aceleração de 0 a 100 km/h em até 9,8 segundos. A ficha técnica do modelo anterior declarava um 0 a 100 km/h em 9,8 s com gasolina e 9,4 s com etanol.

Continua após a publicidade

Esta não será a única mudança para os carros da Jeep. O motor 2.0 turbodiesel de 170 cv será substituído pelo mesmo 2.2 turbo de 200 cv que estreou na linha 2025 da Ram Rampage. Segundo nosso colega Marlos Ney Vidal do site Autos Segredos, a Stellantis já encerrou a produção dos carros com o 2.0 TD e está vendendo os estoques até o início da fabricação dos SUVs com o 2.2 TD.

Questionada por QUATRO RODAS sobre a perda de potência do motor 1.3 turbo, a Stellantis confirmou as alterações e diz que “os produtos normalmente têm evoluções técnicas com melhorias para o consumidor. As pequenas alterações de potência em alguns modelos são imperceptíveis na utilização cotidiana.”

Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 5,99/mês
ECONOMIZE ATÉ 59% OFF

Revista em Casa + Digital Completo

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
A partir de 10,99/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a R$ 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.