Assine QUATRO RODAS por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Jeep Commander Longitude tem sete lugares pelo mesmo preço do Compass

Longitude é mais acessível e perde em conteúdo, porém leva até sete pessoas e é mais barata que as versões topo de linha do Jeep Compass

Por João Vitor Ferreira
Atualizado em 19 dez 2023, 18h04 - Publicado em 19 dez 2023, 17h01
  • Seguir materia Seguindo materia
  • O Jeep Commander foi o favorito entre os consumidores na categoria de SUVs grandes da pesquisa Os Eleitos 2023. Embora não tenha tido muitos concorrentes, o modelo de sete lugares fez por merecer e mostra que é competitivo desde sua versão de entrada, a Longitude.

    Publicidade

    Publicidade

    Lançado em junho deste ano, quase dois anos após a estreia do Commander, a versão Longitude, é exclusivamente equipada com o motor 1.3 turbo de até 185 cv e câmbio automático de seis marchas com tração 4X2. Enquanto isso, as versões acima, também tem como opção a tração 4X4, tanto com o motor a gasolina, quanto com o 2.0 a diesel.

    O bom é que mesmo maior, o conjunto mecânico consegue, praticamente, o mesmo desempenho do que quando equipado no Jeep Compass. Em nossa pista, o Commander 1.3 fez de 0 a 100 km/h em 10,4 s, apenas 0,1 s mais lento que o irmão menor.

    Publicidade
    Commander Longitude
    (Divulgação/Jeep)

    Já no consumo, as diferenças também não são gritantes, inclusive o Commander foi mais econômico que o Compass na estrada. O sete lugares teve médias 9,2 km/l na cidade e 13,3 km/l na estrada, enquanto o SUV médio fez 9,3 km/l e 13 km/l, na cidade e na estrada, respectivamente.

    A mecânica foi só um dos motivos que fizeram os consumidores escolherem o Commander como campeão de sua categoria, o outro foi seu espaço e conforto. O SUV consegue acomodar bem pessoas adultas no banco traseiro, mas a terceira fileira é um tanto apertada, sendo mais indicada para as crianças. Já o porta-malas tem 233 litros quando todos os bancos estão armados, mas basta rebater a terceira fila para o volume subir para 661 litros, podendo chegar ao máximo de 1.760 litros, quando as duas fileiras estiverem abaixadas.

    Commander Longitude
    (Divulgação/Jeep)

    Mesmo custando cerca de R$ 20.000 a menos que a versão imediatamente superior, o Commander de entrada não deixa a desejar e traz itens como quadro de instrumentos digital de 10,25” e central multimídia com tela de 10,1” Full HD com Apple Carplay e Android Auto sem fio, assentos dianteiros com ajustes elétricos, faróis full led, retrovisores externos elétricos e seis airbags.

    Publicidade
    Continua após a publicidade
    Compartilhe essa matéria via:

    Porém, ele fica devendo quando o assunto são os assistentes de condução. Não há ​​piloto automático adaptativo, assistente de mudança de faixa, frenagem autônoma de emergência, alerta de colisão e leitura de placas de trânsito. O Commander básico também perde o airbag de joelhos das versões mais caras.

    Commander Longitude
    (Divulgação/Jeep)

    Mas é o que pode-se esperar, já que o Commander Limited é exatamente R$ 19.600 mais barato que a Limited, logo acima e que já traz todas as tecnologias semiautônomas, saindo por R$ R$ 234.590. Essa versão se torna vantajosa inclusive em relação ao irmão menor que na versão topo de linha com o motor 1.3 turbo, a Série S, custa mais de R$ 10.000 mais caro, saindo por R$ 243.390. A questão fica ainda mais critica pro Compass se levarmos em consideração o preço que essa versão tem sido vendida no mercado. O desconto chega a mais de R$ 16.200 para essa versão do Commander em promoção por R$ 218.390.

    Publicidade
    commander longitude
    (Reprodução/Internet)

    Mas o problema é quando olha-se para os rivais, já que o Caoa Chery Tiggo 8 custa ​​R$ 239.990, e tem como atrativo mais equipamentos e um trem de força híbrido, ajudando a ser mais (bem) mais econômico que o SUV da Jeep.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de R$ 2,00/semana*

    ou
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de R$ 12,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.