Jeep Avenger nacional terá Chat GPT e marca traz Recon e Cherokee para o Salão
Jeep mantém o segredo sobre o lançamento no Avenger e apresenta seus mais novos SUVs eletrificados
A Jeep foi a marca que inciou o segundo dia de coletivas do Salão do Automóvel de São Paulo e de maneira eufórica. Repetindo a entrada da Cherokee no Salão de Detroit de 1993, o Jeep Avenger foi anunciado entrando no palco quebrando uma vidraça.
Apesar de não dar todos os detalhes sobre o lançamento do SUV compacto, a Jeep reforçou alguns pontos, como a produção nacional do Avenger. Porém, tivemos um spoiler: o Avenger será o primeiro carro da marca no Brasil com Chat GPT embarcado, graças a uma parceria entre a montadora e a Open IA.
É praticamente uma resposta direta ao VW Tera, SUV do mesmo segmento que foi lançado com IA embarcada.
Como será o Jeep Avenger?
O novo SUV da Jeep chega em 2026 e ficará posicionado abaixo do Avenger. Sua produção, ao contrário de outros Jeep, será fabricado em Porto Real (RJ), ao lado dos modelos Citröen.
E há um motivo para isso. O Avenger usará a plataforma CMP/Smart Car, a mesma já usada pelos Citroën produzidos na fábrica fluminense. O motor será o 1.0 T200 de até 130 cv e 20,4 kgfm, sempre acompanhado do sistema híbrido-leve de 12V e câmbio do tipo CVT. É a mesma motorização dos modelos Fiat Pulse, Fastback e os Peugeot 208 e 2008.
Menor que o Renegade, o Avenger mede 4,08 metros de comprimento e tem 2,56 m de entre-eixos, enquanto o Renegade tem 4,26 m e 2,57 m, respectivamente.
Por dentro, já sabemos que ele terá interação com o Chat GPT, mas também virá com pacote completo de ADAS, incluindo piloto automático adaptativo, frenagem de emergência e assistente de permanência em faixa, pelo menos nas versões mais caras.
As versões europeias têm central multimídia flutuante de 10,25 polegadas com Android Auto e Apple CarPlay sem fio. Também podemos esperar itens como carregador de celular por indução e freio de estacionamento eletrônico.
Outras atrações da Jeep
Além do Avenger, a Jeep também trouxe ao Brasil outra atrações para o seu estande no Salão de São Paulo. Entre elas, tempos os recém-anunciado Recon, um SUV elétrico feito para off-road. Ele tem dois motores elétricos que entregam 659 cv e 85,7 kgfm de torque, e bateria de 100 kWh garante 400 km de autonomia.
Entre suas capacidades, o Recon é como um “lego”, podendo retirar as portas, o teto, os vidros da terceira coluna e do vigia traseiro. E para aguentar o off-road, traz placas de aço para proteger a bateria, além de juntas homocinéticas e semieixos reforçados para suportar o torque instantâneo.
Também marcam presença no Salão outros dois modelos. Um deles é a Cherokee híbrida, equipada com um conjunto híbrido pleno, carregando de baixo do capô um motor 1.6 turbo de quatro cilindros, que entrega 179 cv e 30,59 kgfm. Para ajudá-lo, há dois motores elétricos alimentados por uma pequena bateria de 1,08 kWh.
Combinados, os três motores entregam 213 cv e 31,81 kgfm, mas o foco mesmo está na economia, com o conjunto podendo fazer até 15,7 km/l em ciclo combinado, 17,8 km/l na estrada e 14 km/l na cidade.
Por fim, há também a Gladiator Convoy, um conceito da picape inspirado em veículos militares. De especial, ele traz traz pintura externa especial, capô e dianteira redesenhados no estilo “J-truck” com guincho Warn Zeon para 5,4 toneladas, além da grade de sete fendas personalizada, inspirada no SJ (o primeiro Gladiator, lançado nos anos 1960 e primeira picape pós-guerra desenvolvida para uso civil) com iluminação dianteira com LED âmbar integrada.
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