Jeep Avenger 4xe é híbrido veloz que pode matar o Renegade nacional
Jeep Avenger 4xe usa dois pequenos motores para oferecer tração 4x4 eficiente, que pode ser trunfo interessante no mercado brasileiro
Desde quando foi apresentado, ainda como carro-conceito, em 2022, o Jeep Avenger é especulação constante no mercado brasileiro. No país onde os Jeep vendem sempre bem, uma opção ainda menor e mais barata que o Renegade teria boas chances de sucesso. Ainda mais com a nova versão eletrificada do SUV compacto.
Apesar do ‘sobrenome’, o novo Jeep Avenger 4xe não é um híbrido plug-in (PHEV), mas um híbrido pleno (HEV). É o meio termo da hibridização, no qual o motor elétrico tem força para tracionar o carro sozinho mas as baterias não são grandes o suficiente para necessitarem carregamento via tomada.
O Avenger 4xe usa motor 1.2 turbo de 136 cv, somado a dois pequenos motores de 28 cv que, estando um em cada eixo, permitem tração 4×4 de maneira menos custosa. A tecnologia e a mesma utilizada no Alfa Romeo Júnior recentemente apresentado. Essa configuração é complementada por uma transmissão automatizada de dupla embreagem de 6 marchas. Não há informações exatas sobre a bateria, mas é possível que o carro possa se locomover no modo totalmente elétrico por alguns quilômetros.
Os 26 cv de cada motorzinho parecem pouco, mas o sistema de gerenciamento do carro utiliza-os pontualmente para incrementar a dinâmica veicular. Dá resultado, pois o Avenger 4xe vai de 0 a 100 km/h em 9,5 s e supera a variante híbrida leve;
Além disso, a versão inédita traz visual mais puxado para o off-road: os para-choques dianteiro e traseiro são feitos de matéria mais resistente, há grade inferior mais robusta e faróis de neblina posicionados mais acima para melhorar a iluminação. O rack de teto também é novo, bem como a barra de reboque traseira, essencial para o off-road.
Os pneus de série são de uso misto, mas há também o opcional de rodas All Terrain 3PMSF mais especializados, que garantem ao carro melhor direção e aderência ao solo em terrenos difíceis.
A cabine não recebe mudanças, o modelo segue com painel de instrumentos digital e central multimídia de 10,25 polegadas. Apenas os assentos receberam novos matérias, que agora são laváveis e mais resistentes que o restante da linha.
Sistema de tração do Avenger 4xe
Com alguns diferentes modos, o sistema de tração do Jeep Avenger tem diversas funções graças ao Select Terrain, sendo o Auto, Snow, Sand Mud e Sport. Essas divisões fazem o SUV aproveitar de uma forma melhor todo o seu potencial mecânico. A nova versão também traz uma atualização importante, sendo equipada de série com suspensão traseira Multilink.
Atualmente, o Jeep Avenger Latitude, topo de linha do modelo, é oferecido na Europa por 26.000 euros (R$ 145.038). Espera-se que a nova versão chegue mais cara, mas não passe dos 30.000 euros (167.352).
A Stellantis segue analisando a vinda do Jeep Avenger para o Brasil, que entraria no lugar do Renegade como opção de entrada da marca no Brasil. Feito sobre a plataforma CMP, ele aproveita grande parte do que é utilizado, atualmente, na fabricação da antiga PSA (o braço Peugeot-Citroën da Stellantis) no Rio de Janeiro. Não surpreende que, caso seja nacionalizado, há boas chances desse ser o primeiro Jeep carioca.