Clique e assine por apenas 8,90/mês

Jaguar e Audi, tremei: Polestar 2 é um SUV cupê elétrico de respeito

Modelo com 400 cv e 440 km de autonomia será lançado em 2020 na Europa, América do Norte e China para brigar de frente com e-tron e I-Pace

Por Leonardo Felix - Atualizado em 28 fev 2019, 12h13 - Publicado em 27 fev 2019, 19h15
Polestar 2 ganhará o mundo em 2020 Divulgação/Volvo

A Volvo costuma não entrar em nenhum jogo para brincar. O mesmo acontece com o crescente mercado de carros elétricos.

Nesta quarta-feira (27) a marca de desempenho do fabricante sueco revelou imagens do Polestar 2, às vésperas do Salão de Genebra, Suíça, onde o modelo será oficialmente apresentado.

Polestar 2 promete ir de 0 a 100 km/h em menos de 5 segundos Divulgação

O Polestar 2 será um SUV cupê 100% elétrico criado para incomodar a vida dos recém-lançados Audi e-tron e Jaguar I-Pace.

Balanço traseiro é bastante espichado, dando ao Polestar 2 um leve toque de notchback Divulgação/Volvo

Eis suas armas: uma bateria de 78 kWh, formada por 27 módulos aplicados ao assoalho do veículo, alimentando dois motores elétricos que propulsionam o veículo em ambos os eixos por tração integral.

Continua após a publicidade
A assinatura do Martelo de Thor está lá para nos lembrar que é um Volvo, só que muito mais legal Divulgação/Volvo

Segundo a Volvo, o 2 rende 408 cv de potência e 67,3 mkgf de torque, bastante acima dos 355 cv e 57,2 mkgf gerados pelo e-tron. Contudo, ainda fica abaixo dos 71 mkgf prestados pelo I-Pace, cuja potência é de 400 cv.

Lanternas em forma de gancho são integradas Divulgação/Volvo

Com esses dados, o elétrico conseguirá, ainda de acordo com o fabricante, ir de 0 a 100 km/h em menos de 5 segundos. Como comparativo, o Jaguar o faz em 4,8 s e o e-tron, em 6,6 s.

A autonomia prometida é de aproximadamente 440 km, também superior aos 400 km do rival alemão e inferior aos 480 km do concorrente britânico. Entretanto, a medição do Polestar foi feita usando o ciclo EPA, menos rigoroso do que o WLTP.

Interior é relativamente simples para um carro premium: quase tudo se concentra na central Android de 8 polegadas Divulgação/Volvo

Com visual agressivo, mas alinhado a outros modelos da Volvo, o Polestar 2 traz ainda central multimídia de 11 polegadas em forma de tablet, com sistema operacional Android, e aplicativo de celular com acesso e compartilhamento de funções do veículo.

Continua após a publicidade

O kit esportivo Performance Pack acrescenta amortecedores Öhlins, freios Brembo, rodas de alumínio forjado de 20 polegadas e estilização dourada para cintos de segurança, pinças de freio e pinos das válvulas de calibragem dos pneus.

Cintos de segurança dourados são um mimo do pacote Performance Divulgação/Volvo

A produção acontecerá exclusivamente na China, a partir de 2020, de onde o SUV cupê será exportado para Estados Unidos, Alemanha, Canadá, Holanda, Bélgica, Noruega e, claro, Suécia.

Na Europa, o preço inicial do modelo será de 59.900 euros, o equivalente a mais de R$ 250 mil.

Publicidade