Jaguar desenvolve volante para ser usado em qualquer carro
Peça conceitual utiliza inteligência artificial e carrega preferências do usuário para carros autônomos e compartilhados
Um simples volante pode ser tudo que você precisará para se locomover pelas cidades do futuro. Pelo menos é assim que imagina a Jaguar.
O acessório chamado apenas de “Sayer” foi concebido para ser utilizado em um futuro não muito distante – possivelmente a partir do ano 2040.
Diferente de qualquer volante, porém, ele não fica preso em um único veículo: o Sayer foi feito para ser utilizado em qualquer veículo autônomo.
Mais do que controlar as rodas dianteiras, o aparelho funciona por tecnologia de inteligência artificial e pode armazenar diversas informações de acordo com sua agenda de compromissos.
Por exemplo, se você precisa ir a uma reunião no dia seguinte, o volante poderia localizar um veículo autônomo próximo a seu ponto de partida e programá-lo para ir até lá no horário desejado.
Além disso, o sistema pode informar antecipadamente quais trechos do trajeto em que o motorista poderia dirigir caso queira se divertir assumindo o controle do carro.
Em tempo: o nome Sayer é uma homenagem a Malcolm Sayer, um dos designers mais importantes da história da Jaguar, que trabalhou na empresa entre 1951 e 1970.