A Jaguar tem uma estratégia um tanto ousada para seu futuro próximo. Segundo o jornal francês Le Monde, a marca não lançará novos modelos até 2025, como forma de preparação para criar um novo catálogo totalmente elétrico.
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Não apenas isso, o hiato da Jaguar também servirá para realocar a marca no mercado. A ideia é que ela passe a competir com montadoras de luxo, como Bentley, Porsche e Aston Martin, e deixe de disputar clientes com BMW, Audi e Mercedes-Benz.
“Estou saboreando a ideia de ajudar meus colegas a trazer a Jaguar de volta à posição que ela merece”, diz Gerry McGovern, chefe de criação da Jaguar.
O investimento para essa reformulação será de 2,5 bilhões de libras esterlinas, aproximadamente R$ 18,7 bilhões de reais. O ponto principal do projeto será a criação de uma nova plataforma exclusiva da Jaguar, o que pode indicar uma mudança no design próximos modelos.
Os reflexos dessa decisão já poderão ser sentidos agora. Começando pelo quadro de funcionários, que foi reduzido de 42 mil para 35 mil, podendo ficar ainda menor, segundo o Le Monde. O jornal francês também afirma que nenhuma fábrica será fechada durante o hiato.
Já os modelos atuais ficarão um tanto comprometidos. A produção será reduzida gradativamente, enquanto os veículos serão oferecidos com motorizações mais básicas e menos equipamentos. Até 2026, a produção da marca, assim como a da irmã Land Rover, será reduzida em 25%.
Atualmente, a Jaguar já cancelou alguns projetos para poder iniciar seu “período sabático”, entre eles o de um novo XJ sedã elétrico e o desenvolvimento, em conjunto com a Land Rover, da plataforma MLA, que teria suporte para motorizações híbridas, elétricas e a combustão.