Assine QUATRO RODAS por R$2,00/semana
Continua após publicidade

BMW XM é o primeiro SUV criado pela divisão M e tem até tela curva

Grande parte da aparência ousada do conceito híbrido de 760 cv deverá estar presente na versão final, que será revelada já em 2022

Por Pedro Henrique Oliveira
Atualizado em 11 abr 2023, 18h09 - Publicado em 30 nov 2021, 20h06

Pela primeira vez na história, a BMW terá um SUV desenvolvido do zero pela divisão esportiva M, diferente dos modelos atuais, preparados pela divisão a partir de versões comuns. O conceito XM, que dará vida ao futuro SUV, faz parte da comemoração dos 50 anos da Motorsport, que inclui, além de lançamentos marcantes, o uso de logotipos e cores clássicos.

Black Friday! Assine a Quatro Rodas a partir de R$ 6,90

Previsto para ganhar uma versão final já em 2022, o Concept XM será fabricado em Spartanburg, nos Estados Unidos, como o primeiro modelo exclusivo da divisão esportiva desde o lendário M1. Além disso, aqui vai uma má notícia para quem que não gostou do visual do modelo: de acordo com a Automotive News, a versão de produção deverá manter 90% do design já apresentado no conceito.

BMW Concept XM
O Concept XM promete ser o modelo de produção mais rápido da BMW (Divulgação/BMW)

 

O primeiro aspecto a chamar atenção é o visual do SUV que, vale lembrar, ainda pode guardar exageros típicos de modelos conceituais. O destaque vai para a imensa grade duplo rim, com contorno iluminado e filetes em preto brilhante. O excesso nas dimensões também está presente nas aberturas do para-choque, sugerindo grande esportividade. Em compensação, os faróis ficam quase que camuflados sob o capô.

Continua após a publicidade
BMW Concept XM
Além dos faróis, a grade também é iluminada por LEDs, assim como o topo do para-brisa (Divulgação/BMW)

Há LEDs acima do para-brisa, apenas como assinatura visual, e as colunas A são pintadas de preto para gerar um efeito de teto flutuante. Uma outra faixa preta marca a linha de cintura do SUV. As imensas rodas são de 23 polegadas. 

Assim como a dianteira, a traseira é cheia dos exageros, a começar pelas lanternas, que começam quase no centro da tampa do porta-malas e vai até o para-lama traseiro. As peças seguem o desenho dos demais modelos da BMW. A janela traseira possui dois prolongamentos nas extremidades para abrigar, em cada um, o logo da marca – causando alguma simetria com as luzes instaladas na dianteira.

Continua após a publicidade
BMW Concept XM
Traseira do XM tem enormes lanternas e quatro saídas de escape em posição incomum (Divulgação/BMW)

No para-choque, as quatro saídas de escape são posicionadas de forma incomum, com ponteiras que formam algo como um triângulo, e há um pronunciado extrator de ar na porção central.

BMW Concept XM
BMW Concept XM tem rodas de 23 polegadas e perfil musculoso (Divulgação/BMW)

A cabine apresenta uma grande mistura de materiais, cores e texturas para buscar o máximo de luxo possível. O mais se vê são revestimentos de couro marrom, fibras de carbono e apliques em aço escovado – além de plásticos pretos de alta qualidade. Ao contrário do exterior, o interior do XM já tem desenho de um carro pronto para produção.

Interior do BMW Concept XM
A intenção da BMW é dar um ar de luxo e desempenho ao mesmo tempo com grande mistura de materiais e cores (Divulgação/BMW)

Representando o quadro de instrumentos e a central multimídia, há uma enorme tela curva sensível ao toque. O teto ainda oferece iluminação ambiente que pode ser configurada nas cores da BMW M. 

Quanto ao desempenho, quase todas as características do modelo são focadas em dar ao Concept XM as melhores estatísticas, segundo a BMW. O SUV é um híbrido plug-in que une um motor V8 a um força elétrico para entregar, no total, 760 cv e quase 102 kgfm. Segundo a empresa, são 80 km de autonomia no modo puramente elétrico. Dados de desempenho, porém, ainda não foram divulgados. 

Interior do BMW Concept XM
Interior do modelo tem tela curva e muito couro (Divulgação/BMW)

Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital.

CAPA 751 quatro rodas
A edição 751 de QUATRO RODAS já está nas bancas! (arte/Quatro Rodas)
Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 2,00/semana*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 12,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.