Clique e Assine a partir de R$ 9,90/mês

BMW XM é o primeiro SUV criado pela divisão M e tem até tela curva

Grande parte da aparência ousada do conceito híbrido de 760 cv deverá estar presente na versão final, que será revelada já em 2022

Por Pedro Henrique Oliveira 30 nov 2021, 20h06

Pela primeira vez na história, a BMW terá um SUV desenvolvido do zero pela divisão esportiva M, diferente dos modelos atuais, preparados pela divisão a partir de versões comuns. O conceito XM, que dará vida ao futuro SUV, faz parte da comemoração dos 50 anos da Motorsport, que inclui, além de lançamentos marcantes, o uso de logotipos e cores clássicos.

Black Friday! Assine a Quatro Rodas a partir de R$ 6,90

Previsto para ganhar uma versão final já em 2022, o Concept XM será fabricado em Spartanburg, nos Estados Unidos, como o primeiro modelo exclusivo da divisão esportiva desde o lendário M1. Além disso, aqui vai uma má notícia para quem que não gostou do visual do modelo: de acordo com a Automotive News, a versão de produção deverá manter 90% do design já apresentado no conceito.

BMW Concept XM
O Concept XM promete ser o modelo de produção mais rápido da BMW Divulgação/BMW

 

O primeiro aspecto a chamar atenção é o visual do SUV que, vale lembrar, ainda pode guardar exageros típicos de modelos conceituais. O destaque vai para a imensa grade duplo rim, com contorno iluminado e filetes em preto brilhante. O excesso nas dimensões também está presente nas aberturas do para-choque, sugerindo grande esportividade. Em compensação, os faróis ficam quase que camuflados sob o capô.

BMW Concept XM
Além dos faróis, a grade também é iluminada por LEDs, assim como o topo do para-brisa Divulgação/BMW

Há LEDs acima do para-brisa, apenas como assinatura visual, e as colunas A são pintadas de preto para gerar um efeito de teto flutuante. Uma outra faixa preta marca a linha de cintura do SUV. As imensas rodas são de 23 polegadas. 

Assim como a dianteira, a traseira é cheia dos exageros, a começar pelas lanternas, que começam quase no centro da tampa do porta-malas e vai até o para-lama traseiro. As peças seguem o desenho dos demais modelos da BMW. A janela traseira possui dois prolongamentos nas extremidades para abrigar, em cada um, o logo da marca – causando alguma simetria com as luzes instaladas na dianteira.

Continua após a publicidade

BMW Concept XM
Traseira do XM tem enormes lanternas e quatro saídas de escape em posição incomum Divulgação/BMW

No para-choque, as quatro saídas de escape são posicionadas de forma incomum, com ponteiras que formam algo como um triângulo, e há um pronunciado extrator de ar na porção central.

BMW Concept XM
BMW Concept XM tem rodas de 23 polegadas e perfil musculoso Divulgação/BMW

A cabine apresenta uma grande mistura de materiais, cores e texturas para buscar o máximo de luxo possível. O mais se vê são revestimentos de couro marrom, fibras de carbono e apliques em aço escovado – além de plásticos pretos de alta qualidade. Ao contrário do exterior, o interior do XM já tem desenho de um carro pronto para produção.

Interior do BMW Concept XM
A intenção da BMW é dar um ar de luxo e desempenho ao mesmo tempo com grande mistura de materiais e cores Divulgação/BMW

Representando o quadro de instrumentos e a central multimídia, há uma enorme tela curva sensível ao toque. O teto ainda oferece iluminação ambiente que pode ser configurada nas cores da BMW M. 

Quanto ao desempenho, quase todas as características do modelo são focadas em dar ao Concept XM as melhores estatísticas, segundo a BMW. O SUV é um híbrido plug-in que une um motor V8 a um força elétrico para entregar, no total, 760 cv e quase 102 kgfm. Segundo a empresa, são 80 km de autonomia no modo puramente elétrico. Dados de desempenho, porém, ainda não foram divulgados. 

Interior do BMW Concept XM
Interior do modelo tem tela curva e muito couro Divulgação/BMW

Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital.

CAPA 751 quatro rodas
A edição 751 de QUATRO RODAS já está nas bancas! arte/Quatro Rodas
Continua após a publicidade

Publicidade

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se já é assinante, entre aqui. Assine para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Essa é uma matéria fechada para assinantes e não identificamos permissão de acesso na sua conta. Para tentar entrar com outro usuário, clique aqui ou adquira uma assinatura na oferta abaixo

Continue lendo, sem pisar no freio. Assine a QR.

Impressa + Digital

Plano completo da QUATRO RODAS! Acesso aos conteúdos exclusivos em todos formatos: revista impressa, site com notícias e revista no app.

Acesso ilimitado ao Site da QUATRO RODAS, com conteúdos exclusivos e atualizados diariamente.

Comparativo entre os principais modelos do mercado.

Tudo sobre as novidades automobilísticas do Brasil e do exterior.

Receba mensalmente a QUATRO RODAS impressa mais acesso imediato às edições digitais no App QUATRO RODAS, para celular e tablet.

a partir de R$ 14,90/mês

Digital

Plano ilimitado para você que gosta de acompanhar diariamente os conteúdos exclusivos no site e ter acesso a edição digital no app.

Acesso ilimitado ao Site da QUATRO RODAS, com conteúdos exclusivos e atualizados diariamente.

Comparativo entre os principais modelos do mercado.

Tudo sobre as novidades automobilísticas do Brasil e do exterior.

App QUATRO RODAS para celular e tablet, atualizado mensalmente.

a partir de R$ 9,90/mês