Clique e assine por apenas 8,90/mês

Inglaterra e País de Gales começam testes de drogas nas ruas

Medida busca flagrar motoristas sob influência de substâncias que afetem a capacidade de dirigir

Por Cadu Tupy - Atualizado em 9 nov 2016, 14h15 - Publicado em 8 jan 2015, 11h38
tecnologia

Começaram oficialmente na Inglaterra e no País de Gales os testes de drogas nas ruas dos países para motoristas. Feito de maneira similar ao teste para detectar se os condutores de veículos estão alcoolizados, o novo exame pretende pegar não apenas o uso de cocaína e maconha, mas, também, drogas lícitas, mas que afetem a capacidade de dirigir do motorista.

De forma proposital as drogas que podem ser detectadas pela saliva não foram completamente reveladas e, caso o condutor do veículo se recuse a fazer o exame, acabará sendo processado da mesma forma como se recusasse a assoprar o bafômetro. A lei que regulamenta este caso só entra em efeito a partir de março, mas as avaliações já começaram.

Países como França e Romênia já fazem este tipo de teste há vários anos e, segundo o governo britânico, a ideia é eliminar o risco de motoristas sob a influência de drogas dirigirem e causarem acidentes. Conforme uma estimativa cerca de 200 pessoas morrem, por ano, na Inglaterra em casos relacionados, porém, de acordo com o governo, o número seria muito maior.

Publicidade