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Hyundai se renova no Brasil com novo Santa Fe, elétrico premiado e mais

Acordo entre Hyundai e Caoa corrige problemas da marca e permite que sul-coreanos tragam novos carros e tecnologias inéditas ao Brasil

Por Eduardo Passos
Atualizado em 4 abr 2024, 21h01 - Publicado em 7 mar 2024, 16h57
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  • O modelo negócios da Hyundai no Brasil trazia obrigações que geravam conflitos internos na marca. O esquema previa que o empresário Carlos Alberto de Oliveira Andrade, da Caoa, podia importar modelos da montadora e produzir alguns outros em Anápolis (GO). Os sul-coreanos, por sua vez, podiam fabricar Creta, HB20 e HB20S em Piracicaba (SP). Até as concessionárias eram separadas.

    A parceria já teve momentos turbulentos, mas a paz foi selada. O novo acordo é o que faltava para a Hyundai liberar uma demanda represada e composta por tecnologias que fazem sucesso no exterior, mas que a burocracia mantinha longe do Brasil.

    Funcionará da seguinte forma: a fábrica de Anápolis segue da Caoa, mas quem decidirá o que será feito é a própria matriz da Hyundai. Estando alinhada a objetivos mais amplos, a planta goiana será útil para a produção de carros eletrificados e pode ajudar no uso de hidrogênio a partir do etanol. Ao mesmo tempo, a unidade de Sorocaba se mantém com os asiáticos, que ainda cuidarão do estoque de peças geral e, claro, das importações.

    O CEO da Hyundai na América Latina, Airton Cousseau, se mostrou aliviado ao “ganhar” uma fábrica na base da negociação, corrigindo o gargalo que enfrentava. “Precisamos da capacidade produtiva da Caoa. Nossa fábrica tem 100% da capacidade utilizada”.

    A previsão é de bons ventos adiante, pois Anápolis começou, há pouco tempo, seu segundo turno de produção. Já há trabalhos para implantar o terceiro turno e planos de investir R$ 3 bilhões a fim de modernizar e expandir ainda mais as instalações.

    Novo Ioniq 5 estreou a submarca elétrica da Hyundai
    Novo Ioniq 5 estreou a submarca elétrica da Hyundai (Divulgação/Hyundai)
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    Novo Ioniq 5

    Alguns planos que a Caoa mantinha serão aproveitados pela HMB, que pagará royalties  ao grupo que também é parceiro da Chery. Dessa forma, os modelos cuja importação foi anunciada no ano passado se mantêm, com algumas mudanças. 

    Jogo de luzes têm pegada retrô
    Jogo de luzes têm pegada retrô (Divulgação/Hyundai)

    O Hyundai Ioniq 5 é um que manteve seu cronograma e será lançado no Brasil ainda em 2024. O SUV elétrico se destacou pelo sucesso de crítica no exterior e não teve preço anunciado, mas a marca mira rivais como os Volvo XC40 e C40 (agora rebatizados EX40 e EC40), cujos valores variam entre R$ 342.950 e R$ 405.950. 

    Há duas telas de 12 polegadas, sendo uma para o motorista e outra para central multimídia
    Há duas telas de 12 polegadas, sendo uma para o motorista e outra para central multimídia (Divulgação/Hyundai)

    As versões que teremos seguem desconhecidas, mas o Ioniq 5 vai desde a variante com 170 cv, tração traseira e alcance de 352 km (ciclo EPA) à topo de linha com 324 cv, tração integral e autonomia de 485 km.

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    Jeito 'quadradão' se destaca no Santa Fe
    Jeito ‘quadradão’ se destaca no Santa Fe (Divulgação/Hyundai)

    Novo Santa Fe

    Anúncio 100% inédito é o novo Hyundai Santa Fe, que segue movido a gasolina mas, em sua quinta geração, traz design bem ousado. O destaque vai para o aspecto de caixote do SUV, que foi projetado a partir da traseira ao invés do comum, que é a partir da frente. Esse atrevimento promete dar mais certo que os HB20 de 2019, por exemplo, já que, ao menos nas redes sociais de QUATRO RODAS, o Santa Fe caiu no gosto do brasileiro.

    Novo Hyundai Santa Fe
    (Divulgação/Hyundai)

    Os rivais declarados variam bastante no aspecto de preço, e a Hyundai disse que três opções mecânicas podem chegar. Isso nos faz esperar por diferentes versões, que brigarão desde o segmento de SUVs grandes como o Jeep Commander ao andar de cima, que inclui Honda CR-V e Toyota SW4. Valores que cobrem dos R$ 300.000 a R$ 380.000.

    O conjunto mais modesto utiliza motor 1.6 turbo, com sistema híbrido convencional; ao todo são 227 cv e 35,7 kgfm, com transmissão automática de seis marchas. Logo acima, há o motor 2.5 aspirado (194 cv, 25,1 kgfm e oito marchas) e o 2.5 turbo, topo de linha, com 281 cv, 43,0 kgfm e câmbio DCT de oito velocidades.

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    Hyundai Kona EV
    Hyundai Kona EV (Divulgação/Hyundai)

    Novo Kona

    Faz cerca de um ano que o Hyundai Kona estreou no Brasil, na mesma época em que sua nova geração era revelada lá fora. O atraso será corrigido, já que o SUV mudará entre 2024 e 2025 no mercado nacional.

    É outro carro com visual futurista, e que manterá variante híbrida e elétrica. A primeira competirá com Toyota Corolla Cross e Peugeot e-2008, que ficam na região dos R$ 200.000 ainda que o Peugeot seja elétrico. O Kona híbrido usa motor 1.6 turbo e, ao todo, tem 141 cv e 27,0 kgfm, com transmissão automática de seis marchas.

    Hyundai Kona EV
    (Divulgação/Hyundai)

    O Kona elétrico, por sua vez, tem duas opções de baterias e quatro de motor. A autonomia vai de 342 km a 490 km, o torque é sempre de 26,0 kgfm e a potência varia entre 135 cv e 218 cv. Caso a estratégia se mantenha, os brasileiros terão a opção mais simples à venda, em torno de R$ 250.000.

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    2023-Hyundai-Palisade
    (Divulgação/Hyundai)

    Novo Palisade

    Ainda mais caro será o Palisade, que estreia em 2025 e foi anunciado ainda pela Caoa. O SUV tem versões de até oito lugares e tem motor V6 3.8 sem eletrificação, com tração integral, 295 cv e 26 kgfm.

    2023-Hyundai-Palisade
    (Divulgação/Hyundai)

    Seus rivais declarados incluem Jeep Grand Cherokee e o Range Rover Discovery Sport. Os preços variam bastante, abrindo margem para especular-se algo entre R$ 450.000 e R$ 550.000 sendo cobrados pelo maior utilitário esportivo da Hyundai no mundo.

    Os novos Tucson

    Outro projeto da Caoa que segue em frente é a reestilização do Tucson, cuja geração à venda saiu de linha no exterior, incluindo o facelift ainda inédito no Brasil. Os retoques são discretos e o maior destaque está na atualização do painel. O motor segue um 1.6 turbo com 177 cv e 27 kgfm.

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    A nova geração do Tucson, entretanto, foi ausência no evento desta quarta-feira (6), em São Paulo, O SUV cujos faróis são unidos à grade havia sido confirmado pela Caoa antes, e sua chegada ao mercado, se acontecer, ficará para 2025.

    Novo Tucson ainda está em estudos
    Novo Tucson ainda está em estudos (Divulgação/Hyundai)

     

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