Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Hyundai ix25 muda radicalmente e se descola do nosso Creta. Ainda bem

Antigo irmão chinês do Creta, SUV atualiza plataforma, muda dimensões e ganha visual para lá de estranho no Salão de Xangai

Por Rodrigo Ribeiro, de Xangai (China), e Leonardo Felix
18 abr 2019, 09h43
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Hyundai ix25 2020
    Mais de perto, o conjunto óptico dianteiro para lá de bizarro do novo ix25 (Rodrigo Ribeiro/Quatro Rodas)

    Uma das novidades mais curiosas do Salão de Xangai 2019 é a segunda geração do Hyundai ix25. Caso você não saiba, trata-se do irmão chinês do nosso Creta. Até este ano, ambos eram praticamente o mesmo carro vendidos sob nomes diferentes.

    Só que essa correlação está prestes a mudar, e ficamos até aliviados em saber disso. Afinal, a nova geração do ix25, que chega às ruas chinesas em agosto deste ano, ficou com um visual para lá de estranho.

    Hyundai ix25 2020
    ix25 também é bojudo e arredondado demais (Rodrigo Ribeiro/Quatro Rodas)

    A boa notícia é que suas mudanças pouco devem ser aproveitadas para inspirar os próximos passos do Creta brasileiro. Ainda bem! Mas aí você se pergunta: como temos tanta certeza que o nosso Creta vai se descolar do ix25 asiático?

    Continua após a publicidade
    Hyundai ix25 2020
    E esse alinhamento da porta lateral traseira direita? (Rodrigo Ribeiro/Quatro Rodas)

    Basta fazer as contas: o ix25 foi lançado na China em 2015, e por isso já está na fase final de seu ciclo de geração. Já o Creta brasileiro chegou no começo de 2017, e sequer passou por facelift de meia-vida.

    Hyundai ix25 2020
    Linha de cintura ascendente e para-lamas abaulados fazem as rodas parecerem pequenas demais (Rodrigo Ribeiro/Quatro Rodas)
    Continua após a publicidade

    Portanto, se o ix25 adotou uma versão atualizada da plataforma J2 – a mesma de Kia Soul e do penúltimo Elantra -, tendo ficado 3 cm mais comprido (4,30 m), 1 cm mais largo (1,79 m) e 1,5 cm mais baixo (1,62 m), o Creta não deve mudar de base nem de dimensões tão cedo.

    Hyundai ix25 2020
    Lanternas traseiras adotam o mesmo estilo de quebra em níveis com assinatura em leds formando um J (Rodrigo Ribeiro/Quatro Rodas)

    Há também a questão do design. O novo ix25 se tornou um SUV muito controverso, principalmente por conta da união de faróis extremamente afilados com um balanço dianteiro exageradamente arredondado.

    Continua após a publicidade

    A parte traseira, com lanternas verticais em posição muito baixa, tampouco contribui para tirar a sensação de estranheza.

    Hyundai Creta / ix25
    Assim era o design anterior do ix25 (Divulgação/Hyundai)

    Diante de toda essa confusão de traços, o máximo que nosso Creta deve ganhar é o formato diamante da grade, solução similar à que outros modelos da Hyundai, inclusive o novo HB20, estão adotando.

    Continua após a publicidade

    De resto, o mais provável é que o SUV compacto feito em Piracicaba se inspire no primo menor Venue, revelado também esta semana no Salão de Nova York. De novo: ainda bem!

    Mecanicamente, o ix25 2020 usará um motor quatro-cilindros 1.5 aspirado de 116 cv e 14,7 mkgf, acoplado a câmbio CVT

    É pouco para os 130 cv com etanol gerados pelo Creta nacional 1.6, e menos ainda em relação ao 2.0 de 166 cv, ambos gerenciados por caixa automática com conversor de torque de seis marchas. Por aqui, esses conjuntos motrizes não devem ser alterados em curto prazo.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY
    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 10,99/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.