Hyundai despenca em ranking de confiabilidade nos EUA
Problemas no Sonata fizeram marca cair para 27º lugar
O Sonata foi responsável por afetar a reputação da Hyundai nos Estados Unidos. Alguns problemas reportados em modelos 2011 do sedã fizeram a marca despencar para o 27º lugar de um total de 32 marcas em um ranking feito pelo instituto J.D Power, que analisa problemas ocorridos em veículos vendidos nos EUA.
A lista contabiliza o número médio de reclamações a cada 100 veículos vendidos há três anos (ou seja, fabricados em 2011), e o Sonata registrou 169 ocorrências. O modelo, aliás, não foi o único responsável por prejudicar o desempenho da Hyundai na pesquisa. O Elantra também registrou números decepcionantes. Ambos foram lançados justamente em 2011 e são produzidos em uma fábrica no Alabama, que trabalha em três turnos desde meados de 2012.
Em comunicado, a Hyundai disse ter ficado “muito decepcionada” com o resultado da pesquisa e disse que está “em processo de examinação detalhada de cada componente para determinar soluções e melhorar a qualidade dos nossos produtos e processos”.
No Brasil, o Sonata deixou de ser importado pelo grupo CAOA, representante oficial da marca no país, por conta da forte queda nas vendas. O modelo vinha perdendo espaço dentro da própria Hyundai para Elantra e Azera. Além do Sonata, o cupê Veloster também não virá mais para cá.