Honda pode ter picape baseada na Nissan em uma nova parceria
Acordo entre as marcas ajudará a salvar a fábrica da Nissan no Mississippi e pode reviver a picape grande Titan

Nissan e Honda podem finalmente concretizar uma parceria que, embora já tenha sido cogitada diversas vezes, nunca saiu do papel. Mesmo após descartarem uma fusão no início de 2025, as duas montadoras japonesas seguem em conversas constantes, e agora avaliam compartilhar a produção de picapes nos Estados Unidos.
Segundo o jornal japonês Nikkei, a Honda está interessada em utilizar a fábrica da Nissan em Canton, no estado do Mississippi. A unidade hoje produz a picape Frontier e opera com apenas 57% de sua capacidade instalada, sofrendo com adiamentos em projetos futuros, incluindo dois SUVs elétricos que foram empurrados para 2028 e 2029.
Isso faria com que o espaço de produção fosse mais bem aproveitado, o que pode representar um alívio estratégico para a Nissan, e uma oportunidade para a Honda se firmar com uma nova proposta no segmento de picapes.
Mesmo que não haja uma confirmação oficial de qual seria o modelo a ser produzido, o Nikkei sugere que o acordo pode ir além de uma simples “Frontier com logotipo da Honda”. Na reportagem, eles mencionam o desenvolvimento de uma picape grande, que poderia ser uma sucessora indireta da Nissan Titan — modelo que deixou de ser produzido em 2024 após anos de vendas fracas nos Estados Unidos.
A construção seria viável, visto que a Honda já tem uma picape média no seu portfólio, a Ridgeline, que diferentemente das concorrentes diretas, adota uma carroceria monobloco.
Os rumores ganham força por conta de discussões anteriores entre as marcas. Reportagens apontam que a Honda já demonstrou interesse em desenvolver, junto com a Nissan, veículos maiores — entre eles, um possível SUV derivado do Nissan Armada, que serviria como rival para modelos como Chevrolet Tahoe, Ford Expedition e Toyota Sequoia.