Honda dá mais uma justificativa para a baixa potência do Civic Si

Segundo a Honda, o novo Si foi feito para durar "centenas de milhares de quilômetros"

Primeiras avaliações da imprensa americana foram positivas

Primeiras avaliações da imprensa americana foram positivas (divulgação/Honda)

Dois meses atrás nós explicamos (ou pelo menos tentamos) porque a Honda resolveu lançar o novo Civic Si com motor 1.5 turbinado de “apenas” 208 cv e 26,6 mkgf. Acostumados à versões esportivas potentes e com apetite por giro alto, os fãs da marca estranharam.

Afinal de contas, era difícil ver um Si posicionado tão abaixo de VW Golf GTI (220 cv e 35,7 mkgf) e Ford Focus ST (255 cv e 36,7 mkgf), dois de seus principais rivais nos Estados Unidos.

Na época, um porta-voz da marca afirmou ao Autoblog que custo, posicionamento de mercado e peso justificaram a decisão. Agora, engenheiros da Honda ouvidos pela agência Automotive News revelaram uma quarta razão: a durabilidade do motor 1.5 i-VTEC.

Afinal de contas, mais potência poderia abreviar o tempo de vida útil do conjunto, e a Honda quer que seus motores “durem centenas de milhares de quilômetros”, nas palavras dos próprios funcionários da empresa.

Motor 1.5 turbo produz 208 cv a 5.700 rpm e 26,6 mkgf a apenas 2.100 rpm

Motor 1.5 turbo produz 208 cv a 5.700 rpm e 26,6 mkgf a apenas 2.100 rpm (divulgação/Honda)

Se as respostas da Honda ainda não foram suficientes para te convencer, a imprensa norte-americana já botou as mãos no modelo e deu suas primeiras impressões ao dirigir.

“O novo Civic Si não é tão selvagem quando os Si de 1991 e 1999 e nem como o Acura Integra 1996 que eu e meus amigos adorávamos nos tempos de escola, mas, mesmo assim, é muito divertido, bem mais confortável e, claro, o câmbio de seis marchas manual continua excelente como sempre”, afirmou Andrew Collins, do Jalopnik.

Interior não economiza nos detalhes vermelhos Câmbio do Si será sempre manual de seis marchas

Câmbio do Si será sempre manual de seis marchas (divulgação/Honda)

“Ele é um carro compacto (nota da redação: para os padrões americanos, é claro) com pretensões esportivas, não é caro (US$ 23.900), fácil de manter e perfeitamente prático para qualquer pessoa”, ressalta Collins, lembrando que Focus ST (US$ 24.775) e Golf GTI (US$ 25.595) custam um pouco mais do que o Honda.

Na prática, a diferença de preço entre o Civic Si e o topo de linha Type R (com 310 cv e 40,7 mkgf) será de consideráveis US$ 10.000, com o Type R partindo de estimados US$ 33.900 nos Estados Unidos.

Além de mais barato que Golf GTI e Focus ST, o novo Civic Si também é mais leve

Além de mais barato que Golf GTI e Focus ST, o novo Civic Si também é mais leve (divulgação/Honda)

“O Si nunca foi conhecido por ser um carro excepcional, e sim versátil. Ele é ótimo como um carro esportivo feito para o dia-a-dia. É eficiente, fácil de dirigir e, baseado na reputação da Honda, acho que não há problema algum em dizer que vai durar centenas de milhares de quilômetros se você fizer toda a manutenção preventiva no tempo certo”.

Chris Walton, da Motor Trend, também elogiou o comportamento dinâmico do esportivo. “Mesmo no limite, o Civic Si é incrivelmente neutro e suas reações são muito fáceis de prever. Diferente de alguns de seus antecessores, a décima geração do Si honra a filosofia original do modelo de entregar desempenho a um custo acessível” .

Raio-x dos componentes mecânicos do novo Civic Si

Raio-x dos componentes mecânicos do novo Civic Si (divulgação/Honda)

“É um carro econômico, com personalidade, e potente o suficiente para te divertir. Até porque, no fim das contas, é disso que você precisa para ter um pouco de prazer ao dirigir sem precisar gastar muito dinheiro e podendo levar uma vida normal. O Civic Si não é um carro que vai tirar seu sono, mas definitivamente fará você arranjar boas desculpas para cair na estrada”, concluiu Collins.

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  1. Diego Ferreira De Souza

    Aqui no Brasil vai custar mais de 130 mil. Pode ter certeza!!!