Assine QUATRO RODAS por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Honda CR-V ganha V6 híbrido da Fórmula Indy e passa dos 800 cv

SUV virou esportivo de verdade, com direito a asa gigante e o trem de força híbrido que vai equipar os carros da Fórmula Indy 2024

Por João Vitor Ferreira
28 fev 2023, 20h01

Depois de fazer suspense mostrando a preparação de um CR-V híbrido superesportivo, a Honda divulgou o resultado final do projeto e também explicou seu propósito. O SUV será o responsável por testar o novo trem de força híbrido da fabricante japonesa para a temporada 2024 da Fórmula Indy.

 

Se no primeiro teaser não havia informações, nem sequer pintura, agora sabemos todos os detalhes do projeto encabeçado pela Honda Performance Development e Honda Automotive Development Center.

Continua após a publicidade

Começando pela maior novidade, o motor é um V6 2.2 com dois turbocompressores BorgWarner. Junto dele, há também o motor híbrido Empel MGU com supercapacitores Skeleton. Com isso, a Honda declara que o carro é capaz de ultrapassar os 811 cv, bem mais do que os 207 cv do CR-V híbrido convencional, que já foi visto rodando em testes no Brasil.

Honda CR-V Indy
(Divulgação/Honda)

Na traseira, a suspensão e os freios Brembo com pinças de 355 mm foram emprestados do carro da Indy Dallara IR-18. Enquanto na dianteira a solução foi mais caseira; tanto a suspensão como os freios – também da Brembo, mas com 380 mm – são os mesmos do Acura NSX GT-3 Evo22. As rodas são de 20’’.

Honda CR-V Indy
(Divulgação/Honda)

No fim das contas, não sobrou muito do CR-V híbrido original para contar história. A Honda afirma que do modelo de produção, apenas a parte acima da linha de cintura foi mantida. Nem mesmo o chassi foi preservado, tendo sido substituído por um chassi tubular feito de aço cromoly e composto de carbono.

Honda CR-V Indy
(Divulgação/Honda)

David Salters, presidente da Honda Performance Development, descreveu o Indy CR-V como uma “besta na pele de ovelha”. Mas a realidade é que visualmente o carro recebeu uma série de mudanças que não o deixaram tão ‘bonzinho’, como o executivo sugeriu. A começar pela gigantesca asa traseira, que melhora a aerodinâmica junto com o divisor dianteiro. Os para-lamas também foram alargados e as portas convencionais foram substituídas por outras que se abrem para cima.

Continua após a publicidade
Compartilhe essa matéria via:
Honda CR-V Indy
Asa gigante é um destaques do exterior do CR-V (Divulgação/Honda)
Honda CR-V Indy
Um desenho do motor foi adicionado à pintura (Divulgação/Honda)

Quem assina a obra artística na carroceria é Lili Melikan, designer sênior de exteriores da Honda nos EUA. Segundo a montadora, as cores são para mostrar a dualidade do sistema híbrido e os grafismos são easter eggs com desenhos de alguns circuitos da Indy, além de uma visão aérea do motor no teto do CR-V.

Honda CR-V Indy
Trem de força híbrido com motor V6 será a estrela da temporada 2024 da Fórmula Indy (Divulgação/Honda)
Honda CR-V Indy
(Divulgação/Honda)

Construído em Ohio, nos EUA, pela Honda Racing Team, o CR-V de mais de 800 cv já está pronto para rodar. Sua primeira aparição será no Grande Prêmio de São Petesburgo, que acontece na Flórida entre os dias 3 e 5 de maio. A corrida marca o início do calendário da Indy 2023 e o CR-V dará uma palhinha do que estará por vir na temporada seguinte.

Honda CR-V Indy
(Divulgação/Honda)

Na sequência, o CR-V seguirá viajando e fazendo aparições em outros eventos do campeonato, porém, ainda não há confirmação se ele será, de fato, usado pela Honda em algum campeonato oficial.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 2,00/semana*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 12,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.