A 11ª geração do Honda Civic foi atualizada nos EUA e, além de um visual repaginado, o modelo agora ganhou, enfim, uma opção híbrida aos moldes do que é oferecido no Brasil. Segundo a Honda, as versões eletrificadas (grande novidade da linha) deverão corresponder a cerca de 40% das vendas totais do Civic no país.
O conjunto híbrido que estará presente nas versões Sport Hybrid e Sport Touring Hybrid é o mesmo e:HEV, que chega ao Brasil importado da Tailândia. Ele une o motor 2.0 aspirado de 143 cv a outros dois motores elétricos. O primeiro funciona como gerador para a pequena bateria de 1 kWh, enquanto o outro entrega 184 cv. Na América do Norte, a Honda declara que o trimotor tem potência e torque combinados de 203 cv e 32,1 kgfm.
Na maior parte do tempo, o responsável por tracionar as rodas é o motor elétrico, enquanto o 2.0 de ciclo Atkinson atua apenas em velocidades de cruzeiro mais altas. Isso ajuda o sedã a economizar combustível, chegando a marca de 21 km/l, oficialmente. Números bem próximos ao que obtivemos em nossos testes.
Quanto as versões mais básicas, LX e Sport, terão sob o capô um motor 2.0 aspirado de 160 cv e 19 kgfm. As mudanças são válidas apenas para as versões urbanas do Civic, logo, o Si e o Type R ficaram de fora. Vale ressaltar que, nos EUA, o Civic está disponível nas carrocerias sedã e hatch.
Na parte estética, as mudanças se concentram na dianteira: a grade superior, em comparação ao Civic vendido no Brasil, está ligeiramente maior. Enquanto isso a parte inferior da peça ganhou um formato hexagonal. As duas entradas de ar laterais também foram redesenhadas.
A traseira pouco mudou, com a única diferença estando na máscara escura das lanternas. As versões híbridas ainda recebem novo desenho para as rodas de 18’’ e guarnição na cor da carroceria ao redor dos faróis e no divisor dianteiro.
Por dentro, o Civic ganhou algumas poucas mudanças extras. Entre elas, mais entradas USB-C, opção de acabamento na cor cinza e nova central multimídia de 9’’ com Google integrado, Apple CarPlay e Android Auto. Esses dois últimos itens, porém, são exclusivos dos híbridos.
O Honda Civic 2025 na carroceria sedã começa a ser vendido em junho nos EUA, enquanto o hatch deve chegar só em 2025. O preço ainda não foi divulgado, mas é provável que o Sport Hybrid custe abaixo dos U$ 30.000, aproximadamente R$ 154.600.