Relâmpago: Assine Digital Completo por 3,99

Adamo GT é esportivo nacional inspirado em Ferrari e com motor de Fusca

Apesar do motor manso, ele despertava nos brasileiros devaneios esportivos

Por Waldez Amorim
Atualizado em 14 ago 2021, 18h09 - Publicado em 3 abr 2017, 20h23
O desempenho não empolgava tanto quanto o desenho inspirado na Ferrari 308 GT
O desempenho não empolgava tanto quanto o desenho inspirado na Ferrari 308 GT (Marlos Ney Vidal/Quatro Rodas)

Durante décadas, o sonho proibido de ter um importado embalou a indústria nacional dos fora-de-série. Eram feitos por pequenas empresas, cada uma com o objetivo de produzir seu modelo como se fosse único, ainda que a intenção fosse em parte freada pela escassez de componentes.

A mecânica, em geral, era a do VW a ar. O esforço para se diferenciar nas formas produziu interessantes resultados, e o Adamo é um bom exemplo. Com linhas arrojadas e características dignas de um verdadeiro esportivo, o Adamo se sobressaía no quesito em que menos se esperava dele: o consumo.

A marca, que tinha como símbolo um cavalo-marinho, expôs o primeiro protótipo no Salão do Automóvel de 1968. Em 1970, Milton Adamo, criador da empresa, apresentou o modelo GT. Por ser montado sobre a plataforma Volkswagen, conservava comportamento de Fusca 1300.

A maior diferença era creditada ao desenho ousado da carroceria de fibra de vidro. O resultado foi uma mistura de bugue com roadster, já que não possuía portas ou teto rígido. Em 1972, após 150 carros, o modelo foi descontinuado.

As lanternas vinham da Brasilia
As lanternas vinham da Brasilia (Marlos Ney Vidal/Quatro Rodas)
Continua após a publicidade

No Salão de 1974, a Adamo lançou o GT-2. A novidade, além do novo desenho, foi o motor 1500 da Volks. As linhas da carroceria o credenciavam como concorrente do Puma e do SP-2. Na dianteira, o destaque são os quatro faróis sem cobertura plástica. Na traseira, o carro fazia os brasileiros sonharem com os grandes esportivos, como a Ferrari Dino.

Os bancos anatômicos agora só acomodavam duas pessoas. O espaço traseiro ficava reservado para ser um complemento do pequeno porta-malas. Ainda na fase do GT-2 começaram as negociações entre Milton Adamo e a Volkswagen para o carro receber o motor do Fusca 1600. Em 1979, foi lançado o modelo GTL, que veio a ser concorrente do Dardo e do Puma GTE.

A carroceria era fechada, inspirada na Ferrari 308 GT. Na dianteira, o GTL vinha com faróis escamoteáveis, e na traseira, lanternas de Alfa Romeo 2300 Ti. O painel tinha formato semi-elíptico, voltado para o motorista. Alguns instrumentos essenciais para um piloto, como conta-giros e manômetro de óleo, ficam à esquerda, bem na linha de visão que o piloto tem da pista. Os interruptores vieram do Fiat 147.

Por dentro, instrumentos voltados para o motorista
Por dentro, instrumentos voltados para o motorista (Marlos Ney Vidal/Quatro Rodas)
Continua após a publicidade

Diante das belas formas, a performance decepcionava. Mesmo com o motor 1.6, com carburação dupla e escapamento de Puma, os parcos 70 cv não empolgavam. Com o desempenho modesto, os freios, com discos na frente e tambor atrás, ficaram superdimensionados.

Depois do GTL, o 1.6 a ar permaneceu nas versões GTM e no C2, ambas conversíveis. O que aparece nas fotos é um GTM 1984, reconhecido pelas lanternas de Brasilia. O carro pertence ao mineiro Ivahy Antônio de Souza e está com 35.000 quilômetros. O modelo mantém as características dos Adamo anteriores – carroceria de fibra sobre chassi VW.

Ao volante do Adamo, em plena aceleração, ouve-se o característico ruído metálico do motor 1600 de carburação dupla. O conversível ainda possui a capota de vinil original com maçanetas de Alfa Romeo.

O motor era o conhecido 1600 a ar, com dupla carburação
O motor era o conhecido 1600 a ar, com dupla carburação (Marlos Ney Vidal/Quatro Rodas)
Continua após a publicidade

No fim dos anos 80, a Adamo lançou o CRX com motor 1.8 refrigerado a água. A despedida do modelo se deu com o AC 2000, com o 2.0 da VW. Uma evolução, sem dúvida, mas ainda aquém do que se esperava de um carro com tamanho apelo visual.

* Reportagem originalmente publicada em dezembro de 2006

Teste QUATRO RODAS – junho de 1979

  • Aceleração de 0 a 100 km/h: 16,47 s
  • Velocidade máxima: 147,8 km/h
  • Consumo médio: 12,87 km/l
  • Preço (maio de 1979): Cr$ 309.862
  • Preço (atualizado IGP-DI/FGV): R$ 166.603

 

Ficha técnica – Adamo GTL 1979

  • Motor: traseiro, 4 cilindros contrapostos, refrigerado a ar, 1.584 cm3, dois carburadores
  • Diâmetro x curso: 85,5 x 69 mm
  • Taxa de compressão: 7,2:1
  • Potência: 70 cv a 4.700 rpm
  • Torque: 12,3 mkgf a 3.000 rpm
  • Câmbio: 4 marchas
  • Carroceria: cupê , 2 portas, carroceria de fibra de vidro, chassi com plataforma de aço
  • Dimensões: comprimento, 410 cm; largura, 169 cm; altura, 118 cm; entreeixos, 240 cm
  • Peso: 810 kg
  • Suspensão: Dianteira: independente, com barras de torção, amortecedores e barra estabilizadora. Traseira: independente, com semi-eixos oscilantes e amortecedores
  • Freios: discos nas 4 rodas
  • Direção: mecânica, setor e rosca sem-fim
  • Rodas e pneus: liga leve aro 14, tala 6 na frente e 7 atrás; pneus 185/70 HR14
Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

DIA DAS MÃES

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 5,99/mês

Revista em Casa + Digital Completo

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
A partir de 14,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a R$ 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.